Fale Connosco

+351 255 214 495

Registo / Login

Importações Indianas de Prata Aumentaram em 2022

As importações indianas de prata podem podem triplicar neste ano e o metal branco pode superar o ouro no futuro próximo. Os preços da prata caíram para mínimos de 2 anos, e  rácio prata-ouro aumentou para quase 90:1, sinalizando que a prata está significativamente subvalorizada em relação ao ouro.

“A demanda por investimentos tem impulsionado as importações”, disse à Reuters o CEO do Amrapali Group Gujarat, Chirag Thakkar. “Os investidores estão a prever que a prata vai superar o ouro nos próximos anos.”

De acordo com o relatório da Reuters, a crescente demanda por prata na Índia pode sustentar os preços globais.

O investidor Umesh Patel comprou recentemente duas barras de prata. Ele disse que acha que os preços da prata foram corrigidos demais e vão se recuperar em breve.

“A prata tem um desempenho inferior ao do ouro. Espero que aumente acentuadamente como no período de 2009 a 2011”, disse, acrescentando que viu retornos de 200% em seu investimento em prata durante este período.

O rácio prata-ouro atingiu pouco mais de 90:1 em julho e permanece próxima deste nível. Isto significa que são necessárias quase 90 onças de prata para comprar uma onça de ouro. A média tem sido entre 40:1 e 60:1. Historicamente, a prata é extremamente subvalorizada em relação ao ouro.

A perceção de que os bancos centrais continuarão a aumentar os juros para diminuir a inflação de preços gerou uma pressão de venda da para prata e do ouro nos últimos meses. Se os bancos centrais desistirem deste movimento (ou seja, voltarem a diminuir os juros e/ou aumentarem seus balanços) para resgatar a economia de uma possível recessão (a economia dos EUA está em recessão técnica) , poderá haver uma valorização do ouro e da prata. Historicamente, a prata superou o ouro em um mercado em alta de ouro.

De acordo com dados provisórios do Ministério do Comércio e Indústria, as importações indianas de prata aumentaram para 5100 toneladas nos primeiros sete meses de 2022. Isto representa um aumento de 4536.3% em relação às 110 toneladas importadas no mesmo período de 2021.

Analistas projetam que as importações de prata pela Índia podem totalizar um recorde de 8200 toneladas em 2022.

As importações indianas de prata chegaram a 2218 toneladas em 2020; em 2021, 2773 toneladas. Foi uma diminuição em relação ao nível pré-pandemia de 5969 toneladas em 2019.

A demanda de investimento não é o único fator que impulsiona as importações de prata indianas. A demanda industrial também aumentou. O governo indiano oferece incentivos ligados à produção a empresas locais e estrangeiras para a fabricação de eletrónicos e painéis solares no país. Nota: intervenções e incentivos governamentais são imorais, além de serem economicamente danosas e poderem gerar recessões; porém, isto não anula o efeito que a demanda indiana por prata gera no preço do metal.

 

Cerca de 20% da demanda de prata indiana é industrial. A demanda por joias, talheres e investimentos representam os outros 80%.

A Índia também é uma grande fonte de demanda de ouro. O país sul asiático é o segundo maior consumidor de ouro do mundo, perdendo apenas para a China.

 

ATENÇÃO! As informações contidas neste artigo são de caráter INFORMATIVONÃO DEVEM ser tomadas como uma certeza de previsão de aumento dos preços da prata e do ouro.

 

André Marques

Etiquetas :

Sem categoria

Partilhar :

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.