A demanda por ouro na Índia foi forte em maio, com as vendas de retalho a se recuperarem e as importações a aumentarem emrelação a abril e em relação a maio de 2021.


A demanda por ouro na Índia foi forte noúltimo semestre de 2021, à medida que a economia se recuperava de outro surtode COVID-19. A demanda caiu nesta primavera devido ao aumento dos preços doouro em termos de rupias, mas se recuperou nas últimas semanas.


A demanda de ouro no retalho permaneceu fortedurante as três primeiras semanas de maio devido às fortes vendas ligadas ao AkshayaTritiya e alta demanda por parte de casamentos. Asvendas caíram previsivelmente na última semana do mês devido a menos datas de casamento.O preço do ouro também aumentou durante a última semana de maio, prejudicandoas vendas no retalho.


Os ETF’s de ouro indianos registaram entradas líquidas de 0.4 toneladas durante o mês. Istocontrariou uma tendência global de uma redução significativa de investimentosem ETF’s de ouro. De acordo com o World Gold Council (WGC), os principaisimpulsionadores dos fluxos de entrada nos ETF’s de ouro indianos foram umcenário macroeconómico de taxa de inflação ao consumidor mais alta e a rupiadepreciada. Foi o terceiro mês consecutivo de fluxos de entradas líquidas emETF’s de ouro indianos.


As importações de ouro registaram um forteaumento em maio, com 98 toneladas entrando no país. No mês anterior, foram 27.1toneladas importadas; em maio de 2021, 11.4 toneladas. Foi a maior importaçãode ouro em toneladas desde agosto de 2021.


O Reserve Bank of India – RBI (o banco centralda Índia) adicionou 3.7 toneladas de ouro às suas reservas em maio. Foi a maioradição mensal desde dezembro de 2021. Desde o final de 2017, o RBI comprou maisde 200 toneladas de ouro. Em agosto de 2020, houve relatos de que o RBI estava aconsiderar aumentar significativamente suas reservas de ouro.


A Índia é o segundo maior consumidor de ourodo mundo, perdendo apenas para a China.


Os indianos têm o costume de adquirir ouro.Não só por motivos económicos, mas, também, culturais. Coletivamente, asfamílias indianas possuem cerca de 25 mil toneladas de ouro. E este número podeser maior devido ao grande mercado negro do país. Os indianos também valorizamo ouro como uma reserva, especialmente nas regiões rurais pobres. 2/3 dademanda de ouro da Índia vêm destas áreas. No geral, 87% das famílias no paíspossuem alguma quantidade do metal amarelo. Até mesmo as famílias com níveis derenda mais baixos na Índia possuem algum ouro.


O ouro também serviu como recurso de salvaçãopara muitos indianos durante a pandemia. Este artigo, mostra o exemplo de um homem, Paul Fernandes, que, quando os lockdownscomeçaram, fez um empréstimo usando ouro como garantia para pagar a educação deseus filhos, depois que perdeu o emprego em um navio de cruzeiro. E depois passoupara a venda de joias de ouro para pagar as despesas. Ele disse à Bloomberg quea venda de ouro o impede de assumir mais dívidas. “Vender minhas joiassignifica que não sou obrigado a pagar alguém com juros adicionais.”



André Marques