Segundo o relatório de notícias do Silver Institute de outubro de 2022, desde 2021, a Eastman Kodak contratou cerca de 350 trabalhadores para ajudar a fabricar filmes à base de prata em suas instalações em Rochester, Nova York, para atender à crescente demanda por filmes de 35 mm. A empresa tem vagas para mais 75 trabalhadores, de acordo com Nagraj Bokinkere, vice-presidente de Filmes Industriais e Produtos Químicos.
Apesar das incursões da imagem digital, o uso da prata na fotografia tradicional cresceu 3% em 2021, de acordo com o World Silver Survey 2022 publicado pelo Silver Institute. Da mesma forma que muitos audiófilos preferem o som de discos de vinil, alguns fotógrafos (especialmente os aficionados mais novos) preferem filmes e impressões à base de prata.
“Há alguns anos, a operação de acabamento de filme era uma operação do tipo 40 horas por semana; essa era a capacidade que tínhamos e era adequada para atender à demanda”, disse Bokinkere a uma estação de rádio local de Rochester. “Mas agora estamos [a operar num ritmo de 24 horas e 7 dias por semana]. É um aumento da capacidade em quatro vezes, o que ainda não é suficiente para atender a demanda.”
André Marques