Fale Connosco

+351 255 214 495

Registo

Demanda de Prata pela Indústria Fotográfica Teve um Aumento Anual Global de 3% em 2021

Por mais de um século, a fotografia com iodetos de prata foi a tecnologia predominante usada para gravar imagens com câmeras, mesmo depois de as fotos instantâneas Polaroid tornaram-se atraentes para os consumidores. No entanto, a proliferação de câmeras digitais e telemóveis com câmeras no final da década de 1990, reduziu a necessidade de processar fotografias, sinalizando o início de um lento declínio do uso de prata na fotografia. Porém, segundo o World Silver Survey 2022 publicado pelo Silver Institute, em 2021 o uso de prata na fotografia teve um aumento global de 3% em relação a 2020 e mais pessoas hoje estão a tirar fotografias em filme.

 

Figura 1 – Demanda de Prata Pela Indústria Fotográfica

Million Ounces (Milhões de Onças); Europe & N America (Europa e América do Norte); East Asia (Ásia Oriental); Others (Outros); Global Total (Total Global); Y/Y (Crescimento Anual 2020-2021).

Fonte: Silver Institute.

 

Embora o custo do processamento de filmes esteja a aumentar – materiais, mão de obra, etc. – isso não parece deter muitos fotógrafos, de acordo com o Silver Institute. Laboratórios adicionais estão a iniciar e reiniciar linhas de processamento de filmes, apesar do desafio de encontrar equipamentos. Além disto, os fotógrafos amadores continuam a processar e imprimir filmes em câmaras escuras domésticas, como fazem há décadas.

 

E os jovens consumidores estão cada vez mais a tirar fotografias instantâneas, produzindo impressões rapidamente. Isto estimulou um interesse revivido entre amadores e profissionais para tirar fotografias em filmes baseados em prata. Embora os fabricantes de filmes fotográficos enfrentem problemas semelhantes aos fabricantes de papel e as principais marcas tenham descontinuado alguns tipos, novas empresas de financiamento coletivo estão a fazer tiragens em pequena escala de filmes regulares em cores e preto e branco, bem como filmes especializados para aplicações criativas que usam haleto de prata.

 

Figura 2 – Demanda de Prata pela Indústria Fotográfica e Produção de Papel

Demanda de Prata pela Indústria Fotográfica em Milhões de Onças (Barras Azuis, Eixo da Esquerda); Produção de Papel em Milhões de Metros Quadrados (Linha Azul, Eixo da Direita).

Fonte: Silver Institute.

 

Na Europa, o mercado de livros de fotografia feitos em papel tradicional de haleto de prata continua a crescer.

 

Alguns filmes de longa-metragem ainda estão a ser filmados em filmes tradicionais baseados em prata e os cinegrafistas amadores estão a retornar ao filme tradicional de haleto de prata, já que algumas empresas com financiamento coletivo estão a fazer tiragens em pequena escala de filmes em diferentes formatos.

 

O filme de raios X tradicional, que utiliza prata, ainda é usado em muitas indústrias e na área médica, principalmente porque a imagem não pode ser alterada. No ano passado também houve uma recuperação do uso de prata nos exames de raios X, que foi um grande fator do aumento do consumo geral de prata na indústria fotográfica.

 

 

André Marques

Etiquetas :

Sem categoria

Partilhar :

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *