Fale Connosco

+351 255 214 495 

(Chamada para rede fixa nacional)

Importações Indianas de Prata Atingiram um Recorde em 2022

blank

A Índia é a segunda maior consumidora de ouro do mundo, após a China. Porém, os indianos também têm uma grande demanda pela prata.

Segundo o Silver Institute, em 2022, as importações de prata pela Índia atingiram um novo recorde de 304 milhões de onças (Moz). Isto foi muito acima da mais alta importação anterior de 260 Moz, estabelecida em 2015.

 

Figura 1 – Importações Indianas de Prata (em Moz)

blank

Fonte: Silver Institute.

 

Mais da metade da prata que flui para a Índia é usada em joias e talheres, e cerca de um terço da demanda de prata da Índia vem de investidores em metal físico (incluindo barras e moedas de prata).

 

Figura 2 – Investimento em Barras e Moedas de Prata na Índia (Em Moz)

blank

Laranja (Barras); Cinza (Moedas).

Fonte: Silver Institute.

 

Desde 2010, os investidores de retalho indianos compraram cerca de 730 Moz de prata (22700 toneladas). Isso representa cerca de 90% da produção global das mineradoras de prata em 2022.

 

Na última década, os únicos anos em que a demanda por investimentos em prata caiu na Índia foram em 2016 e em 2020, durante a pandemia.

 

O investimento em prata na Índia foi reduzido durante os anos de pandemia, mas registou uma recuperação saudável em 2022. O investimento em prata física saltou para 79.4 Moz no ano passado, o nível mais alto desde 2015.

 

Figura 3 – Investimento em Prata Física na Índia (Em Moz)

blank

Fonte: Silver Institute.

 

A demanda indiana de prata é maior nas áreas rurais e semi urbanas. Segundo o Silver Institute, isso é um reflexo do preço de entrada relativamente baixo:

“[…] até mesmo fabricantes e grossistas compram prata como investimento em períodos de preços baixos para depois convertê-la em joias ou talheres, ou apenas para revender quando o preço está alto para obter lucros. Dado o perfil dos investidores, o investimento em prata física tem sido até agora amplamente imune à concorrência de outras classes de ativos, como ações.”

 

A proliferação de Exchange Traded Products (ETP’s) de prata na Índia também estimulou a demanda por investimentos no metal branco.

 

O primeiro ETP de prata indiano foi lançado em setembro de 2021. Atualmente, existem 7 ETP’s de prata e 5 fundos de fundos em ETP’s de prata. No final de 2022, as posições em ETF’s (Exchange Traded Funds) de prata na Índia eram estimados em 8 Moz.

 

A repressão do governo indiano ao mercado de ouro impulsionou o investimento em prata. Segundo o Silver Institute, “a postura rígida do governo indiano em relação ao dinheiro não contabilizado e a maior vigilância nas transações de ouro beneficiaram a prata, pois os investidores deixaram o ouro e passaram a usar a prata”.

 

O Silver Institute ressalta a importância da Índia no mercado global de prata.

 

“[A Índia é] a sexta maior economia do mundo e principal fabricante de prata, e também desempenha um papel essencial na demanda por investimentos em prata e ouro (historicamente reconhecidos [na Índia] como ativos de poupança e investimento, um reflexo da baixa penetração de bancos e outros produtos financeiros). Hoje, com novos produtos de investimento disponíveis para investidores indianos, o papel da Índia no investimento em prata tem potencial para crescer ainda mais.”

 

 

André Marques

Etiquetas :

Sem categoria

Partilhar :

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.