Fale Connosco

+351 255 214 495 

(Chamada para rede fixa nacional)

Novo Método Automatizado Produz Grandes Quantias de Nanopartículas de Prata

blank

As nanopartículas de prata são um material muito procurado devido às suas propriedades antibacterianas, uso em sensores e como catalisadores para processos químicos, entre outras aplicações. Um impedimento para que seu uso seja ainda maior é a dificuldade de produzir grandes quantidades de nanopartículas de prata com tamanho e formas uniformes.

 

Segundo o relatório de notícias do Silver Institute de junho de 2022, para enfrentar esse desafio, engenheiros alemães projetaram uma maneira de automatizar a produção de nanopartículas de prata entre 3 e 5 nanômetros com tamanho e forma consistentes, com precisão de 100 bilionésimos de metro.

 

Os engenheiros, do Germany’s Federal Institute for Materials Research and Testing (BAM), do Max Planck Institute of Colloids and Interfaces e do HumboldtUniversität zu Berlin’s Department of Chemistry usaram um ‘Chemputer’ que emprega software para repetir um processo automatizado que produz nanopartículas de íons de prata em uma base consistente. Esta nova abordagem pode ser usada para produzir outras nanopartículas, como de ouro, mas a prata foi escolhida para seu desenvolvimento devido às inúmeras aplicações das nanopartículas de prata. O software do Chemputer garante uma alta taxa de reprodutibilidade junto com um log que documenta os processos.

 

Os detalhes deste trabalho foram publicados na revista Scientific Reports.

 

Veja outras notícias sobre nanopartículas de prata aqui e aqui.

 

 

André Marques

Etiquetas :

Sem categoria

Partilhar :

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.