Da Geração Silenciosa (nascida antes de 1945) à Geração Z (nascida em 1996 até meados da década de 2000), cada grupo demográfico tem sua própria abordagem para comprar joias de prata. E esses hábitos são explorados no novo relatório de tendências de mercado do Silver Institute, Trends in Silver Jewelry Purchases.
O relatório oferece uma visão aprofundada da geração do milénio, seus hábitos de consumo de joias e o que os motiva a comprar joias de prata. Por exemplo, a Jewelers Collective (uma revista de joalheria) descobriu que em 2020 (os dados mais recentes disponíveis) a faixa etária que mais comprou prata era do sexo feminino entre 20 e 40 anos. O relatório também analisa as tendências de joias de prata e o status da prata em comparação com as compras de joias de ouro e conclui com uma revisão da demanda de joias de prata após o COVID-19.
Uma conclusão importante da Jewelers Collective, é que mesmo durante a crise económica ocorrida durante a pandemia, os consumidores de joias ainda compravam e davam presentes para familiares, amigos e para si mesmos. “Há algo sobre a personificação emocional encontrada em um presente de joias que está a impulsionar um boom nas vendas desde abril de 2020. Acredita-se que esse aumento provavelmente continuará devido à demanda do consumidor por itens de qualidade e mais significativos.”
O relatório também sugere maneiras de os joalheiros alcançarem efetivamente vários grupos demográficos, pois as táticas promocionais variam muito para cada geração. Os silenciosos, por exemplo, respondem bem às redes de marketing tradicionais Os Millennials, por sua vez, estão a remodelar a maneira como os bens e serviços estão a ser comercializados, permanecendo um tanto insensíveis às táticas de publicidade tradicionais.
O relatório concluiu: “Espera-se que as joias finas de marca estejam em ascensão, com uma taxa de crescimento anual de 8% a 12% de 2019 a 2025. Isso significa que as joias finas de marca crescerão aproximadamente três vezes mais rápido que o mercado total. Devido aos seus preços e capacidades de design, as joias de prata de marca apresentam fortes oportunidades de crescimento”.
Figura 1 – Vendas de Joias de Prata por Grupo Etário e Ano
Under 20 (Abaixo de 20 Anos); Over 60 (Acima de 60 Anos).
Fonte: Silver Institute.
André Marques