O maior ETF de ouro do mundo, o SPDR GoldShares (GLD) registou um fluxo de entrada recorde na última sexta-feira. O GLD teve um fluxo entrada líquida de US$ 1.63 mil milhão na sexta-feira, amaior entrada líquida em dólares americanos desde que o fundo foi listado, em2004. Em termos de peso, a entrada líquida foi de 27.6 toneladas.


Apesar de o banco central dos EUA(FederalReserve – Fed) estar a sinalizar o fim do tapering (processo de redução gradual do ritmo de comprasmensais de ativos por parte do banco central até o ponto de encerrar o programade compras de ativos, o que significaria que o Fed iria parar de aumentar o seubalanço) no início de março, aumento de juros e até mesmo uma contração de seubalanço, o preço do ouro não tem sofrido granes alterações. O pensamento convencionalé que aumentos dos juros são levam a uma diminuição do preço do ouro. Porém,como mencionado aqui, o Fed não possui muito espaço para aumentar os juros sem provocar grandescomplicações no mercado financeiro e na economia real. E o Fed possui umhistórico de não entregar os aumentos de juro projetados.


Além disto, como mencionado aqui, as taxas de juro “reais”, representadaspelo Treasury Inflation-Protected Security -TIPS (pus reais entre aspas pois,como mencionei aqui, o TIPS não costuma oferecer uma boa proteção contra a inflação de preços),estão a aumentar (embora ainda estejam negativas). E um aumento das taxas dejuro “reais” costuma ser acompanhado de uma queda do preço do ouro. E, desdeeste aumento, o preço do ouro não teve uma alteração significativa.


Já as taxas de juro reais de títulos de dívidado governo não indexados à taxa de inflação de preços, estão ainda menores.Como mencionado aqui, se considerarmos índice de inflação de preços ao consumidor dos EUA (oConsumer Price Index – CPI), que atingiu 7% em dezembro, a taxa de juro real dotítulo de dívida de 10 anos dos EUA estava, no momento da publicação dorelatório mencionado no artigo, em -6.92%. Porém, como, mostrei aqui, o governo dos EUA alterou a metodologia de cálculo do CPI na década de 1990.Se usarmos o CPI calculado pela metodologia de 1980, que atingiu pouco mais de15% em dezembro, a taxa de juro real é pouco menor do que -14.92%.

  

Veja mais sobre a relação do ouro com a taxade juro real aqui.


É importante destacar a diferença de investirem ETF’s de ouro e em ouro físico.


ETF’s de ouro são lastreados por ouro físicoem posse do emissor e são transacionados no mercado, como ações. ETF’s permitemaos investidores comprarem ouro sem terem de comprar onças inteiras ao spotprice. É possível vender e comprar diversas vezes ao longo do dia, sendo uminstrumento muito utilizado por investidores mais especulativos, como traders.


ETF’s de ouro também são uma boa opção(dependendo dos objetivos do investidor), porém, não são um substituto do ourofísico. É necessário considerar que, ao adquirir ETF’s de ouro, o investidornão possui realmente propriedade sobre o metal.


Ouro Físico é mais adequado para a obtenção deuma reserva de valor e investimento a médio e longo prazo. É adequado paramanter (ou aumentar, já que o ouro não é inflacionado) o poder de compra aolongo do tempo. Veja aqui como o padrão ouro aumentou o poder de compranos EUA no século XIX.


Veja mais detalhes sobre as diferenças entreETF’s de ouro e ouro físico aqui.

 


André Marques