Fale Connosco

+351 255 214 495

Registo

Mercado de Ouro Indiano Continuou Firme em Setembro



O mercado de ouro indiano permaneceu nocaminho da recuperação em setembro, com fortes importações e demanda deinvestimento. A Índia importou 89.5 toneladas de ouro em setembro, de acordocom o World Gold Council (WGC). Este é mais um sinal de recuperação no segundo maior mercado de ouro domundo, cujas importações em agosto totalizaram 121 toneladasem julho, 72.3 toneladas.


Embora as importações em setembro tenhamcaído 21% em relação à alta de cinco meses vista em agosto, ainda foram muitoacima dos totais de importação em setembro de 2020 e setembro de 2019:


Figura 1 – Importações Mensais de Ouro pelaÍndia em Toneladas (Janeiro de 2019 – Setembro de 2021)


Fonte: WGC.


A demanda do retalho/varejo diminuiuligeiramente em setembro, chegando ao período desfavorável de Pitru Paksha. Istomarca o início da fase de declínio do ciclo lunar e é um período em que os indianosrealizam vários rituais para homenagear os mortos. A demanda por ouronormalmente cai nesta época do ano.


Um forte aumento da tarifa alfandegária emsetembro elevou o custo das importações de ouro, apesar da queda do preço internacionaldo ouro. Isto também criou alguns obstáculos para as importações de ouro daÍndia. No entanto, as importações de ouro continuam a mostrar uma recuperaçãosaudável nos últimos dois anos. De acordo com a Reuters, “o aumento das importações pelo segundo maior consumidor de ouro do mundopoderia sustentar o preço do ouro”.


A demanda de investimento por ouro na Índiapermanece forte em meio à elevada volatilidade do mercado de ações. Os ETF’s deouro indianos registaram fluxos de entrada de 1.1 tonelada do metal emsetembro. O total de ouro detido em ETF’s indianos atingiu 35.1 toneladas nofinal de setembro. Este é o maior total desde o segundo trimestre de 2012.


Figura 2 – Reservas dos ETF’s de Ouro daÍndia (2008-2021)


Toneladas (Eixo da Esquerda); Mil Milhõesde Dólares Americanos (Eixo da Direita); Primeiro Trimestre (Q1); TerceiroTrimestre (Q3); Reservas de Ouro dos ETF’s (Barras)Valor Total deMercado dos Ativos dos ETF’s de Ouro com Base no Menor Preço de Venda de Ouro (Linha Roxa).

Fonte: WGC.


O Banco Central da Índia (Reserve Bank ofIndia – RBI) continua a aumentar suas reservas de ouro. Depois de comprar 13.9toneladas de ouro em agosto, o RBI comprou 19.7 toneladas adicionais emsetembro, aumentando suas reservas totais de ouro para 744.8 toneladas. O metalamarelo agora representa 6.5% do total de reservas da Índia.


Figura 3 – Reservas de Ouro do RBI(Dezembro de 2017- Setembro de 2021)


Compras Mensais em Toneladas (BarrasVerdes, Eixo da Esquerda); Total de Reservas em Toneladas do RBI (LinhaVermelha, Eixo da Direita).


As chuvas durante a estação das monçõesterminou dentro da faixa normal pelo terceiro ano consecutivo. Esta é uma boanotícia para os agricultores e para o mercado de ouro. Uma temporada normal demonções geralmente significa um bom ano para os agricultores. Agricultores daÍndia geralmente compram ouro quando possuem dinheiro no bolso.


Os estados indianos começaram a diminuir oslockdowns em meados de junho. As compras de ouro para casamentos ajudaram aimpulsionar a forte demanda no início de julho. A demanda diminuiu um pouco nofinal daquele mês, principalmente devido à falta de datas de casamento, masaumentou novamente em agosto.


Os indianos têm o costume de adquirir ouro.Não só por motivos económicos, mas, também, culturais. Coletivamente, asfamílias indianas possuem cerca de 25 mil toneladas de ouro. E este número podeser maior devido ao grande mercado negro do país. Os indianos também valorizamo ouro como uma reserva, especialmente nas regiões rurais pobres. 2/3 dademanda de ouro da Índia vêm destas áreas. No geral, 87% das famílias no paíspossuem alguma quantidade do metal amarelo. Mesmo as famílias com níveis derenda mais baixos na Índia possuem algum ouro.


O ouro também serviu como recurso desalvação para muitos indianos durante a pandemia. Este artigo, mostra o exemplo de um homem, Paul Fernandes, que (quando os lockdownscomeçaram) fez um empréstimo usando ouro como garantia para pagar pela educaçãode seus filhos, depois que perdeu o emprego em um navio de cruzeiro. E depoispassou para a venda de joias de ouro para pagar as despesas. Ele disse àBloomberg que a venda de ouro o impede de assumir mais dívidas. “Vender minhasjoias significa que não sou obrigado a pagar alguém com juros adicionais.”

 


André Marques

Etiquetas :

Sem categoria

Partilhar :

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *