Fale Connosco

+351 255 214 495

Registo

Investidores Russos Compram Quantia Recorde de Ouro Desde 2014



De acordo com relatos da mídia russa, osinvestidores no país compraram uma quantidade recorde de ouro desde 2014, apesar dos altos impostos. Apenas nos últimos nove meses, os russos compraram4 toneladas de barras e moedas de ouro, um aumento de 8% ao ano.


Em outros países,investidores também têm comprado ouro físico. Os americanos compraram 91.3toneladas de ouro apenas nos últimos nove meses (um aumento de 79%). A comprade ouro aumentou 54% na China (omaior consumidor de ouro do mundo) e 24% na Índia.


Os russos têmcomprado ouro apesar de um imposto sobre valor agregado (IVA) de 20%. Esta é aprincipal razão pela qual há uma lacuna tão grande entre o investimento físicoem ouro na Rússia e em outros países. Mas o crescimento da demanda apesar do IVArevela um forte apetite por ouro entre o povo russo.


Esta grandebarreira para o investimento em ouro na Rússia pode cair em breve, abrindocaminho para um aumento ainda maior da demanda no país. O governo está a considerara revogação do IVA sobre o ouro como parte de um programa de apoio à demanda deouro russa. A revogação do IVA pode acontecer já em 2022.


O governo russotambém tem adquirido ouro nos últimos anos. Um relatório do banco central daRússia no início deste ano revelou que o país detinha mais ouro do que dólarespela primeira vez na história.


No início dapandemia, o banco central da Rússia era o maior comprador de ouro dentre osbancos centrais, comprando US$ 4.3 mil milhões do metal amarelo entre junho de2019 e junho de 2020. Antes disto, o banco central da Rússia comprou ouro todosos meses desde março de 2015. E em fevereiro de 2018, a Rússia ultrapassou aChina e tornou-se o 5º país com mais reservas de ouro do mundo.

 


André Marques

Etiquetas :

Sem categoria

Partilhar :

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *