Fale Connosco

+351 255 214 495

Registo

G7 Deve Proibir Importações de Ouro Russo



Os EUA, Grã-Bretanha, Japão e Canadá anunciaram a proibição das importações de ouro russo no último domingo. É esperado um anúncio oficial do G7 na terça-feira. Isto pode ter um impactono mercado global de ouro.


A Rússia é o segundo maior produtor de ouro domundo, atrás da China. A Rússia fornece cerca de 9.5% do ouro do mundo. Em2021, as exportações russas de ouro foram avaliadas em mais de US$ 15 mil milhões.


Ainda não é possível ter uma boa noção do quãoo mercado global de ouro será afetado pelas novas sanções. Estas não são asprimeiras sanções ao ouro russo. A London Bullion Market Association (LBMA) baniu seis refinarias russas da lista de Good Delivery em março. Apesar destas sanções, os dois maiores consumidores de ouro do mundo (China eÍndia) provavelmente continuarão a comprar o metal amarelo da Rússia.


Da mesma forma que houve um forte aumento nopreço do petróleo, é possível que ocorra algum movimento ascendente no preço doouro à medida que a oferta diminui devido às sanções contra a Rússia.


O economista Thorsten Polleit disse quesancionar o ouro da Rússia pode ter um impacto maior no mercado. Em um tweet, Polleit disse que acha que isto poderia “explodir” o mercado de ouro de papel(ETF’s de ouro, futuros de ouro e opções de ouro). A maioria dos contratos de ouro sãoliquidados em dólares. Mas com a crescente incerteza geopolítica e volatilidadedo mercado, há uma demanda crescente por ouro físico. Um aumento na demanda porouro físico, juntamente com uma oferta menor devido a sanções, pode causarproblemas no mercado de papel. Como disse outro analista de mercado, “O COMEX [Nota: o COMEX é o principal mercado de futuros e opções de metais comoouro, prata, cobre e alumínio] depende de liquidações de contratos de papel. Setodos exigirem entrega física e transferência de garantia, o mercado de papelfica inadimplente.”



ATENÇÃO! As informações contidas neste artigo sãode caráter exclusivamente INFORMATIVO e não devem ser consideradas comorecomendações de compra ou venda de ouro ou de outros metais preciosos.



André Marques

Etiquetas :

Sem categoria

Partilhar :

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *