Fale Connosco

+351 255 214 495

Registo

ETF’S de Ouro Tiveram um Fluxo de Entrada de 46.3 Toneladas do Metal em Janeiro de 2022



Os ETF’s de ouro começaram o ano de 2022 comgrandes fluxos de entrada do metal amarelo.


Os ETF’s de ouro registaram, globalmente,fluxos de entrada líquidos de 46.3 toneladas em janeiro. O total de reservasnos ETF’s de ouro atingiu, no final de janeiro, 3615.6 toneladas, de acordo comos recentes dados do World Gold Council (WGC).


Os fundos norte-americanos foram os que maiscontribuíram para este fluxo de entrada, com 49 toneladas do metal amarelo.


O maior ETF de ouro do mundo, o SPDR GoldShares (GLD) registou um fluxo de entrada recorde (US$ 1.63 mil milhão) naúltima sexta-feira. Foi a maior entrada líquida em dólares americanos desde queo fundo foi listado, em 2004. Em termos de peso, esta entrada líquida foi de27.6 toneladas.


Os fundos europeus também tiveram grandes fluxosde entrada. Os ETF’s listados na Europa adicionaram 6.7 toneladas de ouro.Inflação de preços ainda elevada em dezembro e uma expectativa de aumento em janeiro foram fatores que tiveram influência neste fluxo.


Já os fundos asiáticos registaram fluxos de saídasignificativas, de 9.9 toneladas. Isto foi impulsionado principalmente pelosETF’s chineses, pois os investidores reduziram suas posições em ouro antes doAno Novo chinês, enquanto o preço do ouro enfraqueceu no final do mês.


Outras regiões, incluindo a Austrália, registaramum fluxo de entrada de 0.5 tonelada.


Em 2021, os ETFs de ouro tiveram saídasglobais de 173 toneladas, já que grandes fundos norte-americanos diminuíramsuas posições devido ao preço mais baixo do ouro em relação a 2020.


O preço do ouro tem aumentado um pouco desde oinício deste ano, apesar da expectativa de o banco central dos EUA (FederalReserve-Fed) realizar uma política monetária mais restritiva para lidar com aalta inflação de preços.


O pensamento convencional é que aumentos dosjuros levam a uma diminuição do preço do ouro. É por isto que toda vez querecebemos notícias de inflação preços maiores do que o esperado no ano passado,o preço do ouro baixava. A maioria dos investidores e instituições financeiraspresumia que o Fed aceleraria o ritmo destes aumentos de juros.


Mas este recente aumento do preço do ouro,mesmo com a expectativa de o Fed aumentar os juros, pode ser um indicativo deque os investidores estejam a considerar as taxas de juro reais. A taxa de juro real é igual à taxa nominal menos a taxa de inflação depreços. E o WGC afirma que as taxas de juro reais devem permanecer baixas.


Os influxos de ouro em ETF’s sãosignificativos em seu efeito no mercado mundial de ouro, elevando a demandageral.


É importante destacar a diferença de investirem ETF’s de ouro e em ouro físico.


ETF’s de ouro são lastreados por ouro físicoem posse do emissor e são transacionados no mercado, como ações. ETF’s permitemaos investidores comprarem ouro sem terem de comprar onças inteiras ao spotprice. É possível vender e comprar diversas vezes ao longo do dia, sendo uminstrumento muito utilizado por investidores mais especulativos, como traders.


ETF’s de ouro também são uma boa opção(dependendo dos objetivos do investidor), porém, não são um substituto do ourofísico. É necessário considerar que, ao adquirir ETF’s de ouro, o investidornão possui realmente propriedade sobre o metal.


Ouro Físico é mais adequado para a obtenção deuma reserva de valor e investimento a médio e longo prazo. É adequado paramanter (ou aumentar, já que o ouro não é inflacionado) o poder de compra aolongo do tempo. Veja aqui como o padrão ouro aumentou o poder de compranos EUA no século XIX.


Veja mais detalhes sobre as diferenças entreETF’s de ouro e ouro físico aqui.

 


André Marques

Etiquetas :

Sem categoria

Partilhar :

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *