Fale Connosco

+351 255 214 495

Registo

ETF’s de Ouro Registam Fluxos de Entrada do Metal em Novembro



Os ETF’s de ouro ao redor do globo aumentaram suas alocações em novembro (primeiro aumento desde o último verão).


Os ETFs de ouro registraram fluxos deentradas líquidas de 13.6 toneladas no mês passado. As alocações totais serecuperaram das mínimas do ano até o momento para 3578 toneladas. De acordo como World Gold Council (WGC), a demanda de investimento por ETF’s de ouro maioresvoltou devido a uma inflação preços mais alta e a uma elevada volatilidade domercado.


Os ETF’s de ouro tiveram fluxos de entradaem grandes ETF’s norte-americanos e europeus, apesar de apenas um pequenoaumento do preço do ouro. Foi o primeiro aumento líquido da alocação de ouropor estes ETF’s desde julho.


Os influxos de ouro para fundosnorte-americanos foram os maiores, registando um aumento de 12.1 toneladas nasalocações.


Os fundos europeus adicionaram 5.6toneladas de ouro, liderados por grandes fundos na França e no Reino Unido.


A inflação de preços anual dos EUA atingiu 6.8% em novembro, maior nível desde 1980. Já a inflação de preços anual da zona euro, atingiu 4.1% em outubro e estima-se que atingiu 4.9% em novembro, maior nível desde a implementação do euro em 1999.


Os fundos asiáticos tiveram saídas líquidasde 5 toneladas de ouro. Isto foi impulsionado principalmente por vendas táticasna China, à medida que o preço do ouro local subia e os mercados de ações seestabilizavam. As alocações começaram a se recuperar no final do mês, com aqueda dos preços do ouro. Os influxos para fundos indianos ajudam a compensaras vendas por fundos chineses.


Fundos em outras regiões, incluindo a Austrália,adicionaram cerca de 1 tonelada de ouro.


Os influxos de ouro para os ETF’s sãosignificativos em seu efeito no mercado mundial de ouro, aumentando a demandageral pelo metal.


É importante destacar a diferença deinvestir em ETF’s de ouro e em ouro físico.


ETF’s de ouro são lastreados por ourofísico em posse do emissor e são transacionados no mercado, como ações. ETF’spermitem aos investidores comprarem ouro sem terem de comprar onças inteiras aospot price. É possível vender e comprar diversas vezes ao longo do dia, sendoum instrumento muito utilizado por investidores mais especulativos, comotraders.


ETF’s de ouro também são uma boa opção(dependendo dos objetivos do investidor), porém, não são um substituto do ourofísico. É necessário considerar que, ao adquirir ETF’s de ouro, o investidornão possui realmente propriedade sobre o metal.


Ouro Físico é mais adequado para a obtençãode uma reserva de valor e investimento a médio e longo prazo. É adequado paramanter (ou aumentar, já que o ouro não é inflacionado) o poder de compra aolongo do tempo. Veja aqui como o padrão ouro aumentou o poder decompra nos EUA no século XIX.


Veja mais detalhes sobre as diferençasentre ETF’s de ouro e ouro físico aqui

 


André Marques

Etiquetas :

Sem categoria

Partilhar :

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *