Fale Connosco

+351 255 214 495

Registo / Login

Diversos Bancos Centrais Adicionaram Ouro às suas Reservas em Maio


Diversos bancoscentrais ao redor do globo têm adicionado grandes quantidades de ouro às suasreservas nos últimos anos. Iremos atualizar o leitor destes números à medidaque as informações surjam.


Apenas no últimomês de maio, os bancos centrais adicionaram 56.7 toneladas de ouro em suasreservas, de acordo com os últimos dados do World Gold Council (WGC) – ConselhoMundial do Ouro, sediado em Londres.

 

Pelo segundo mêsconsecutivo, o banco central da Tailândia foi o maior comprador de ouro,adicionando 46.7 toneladas do metal em suas reservas em maio. Em abril, haviaadicionado 43.5 toneladas. O total de ouro em suas reservas é de 244.2 toneladas.Sethaput Suthiwartnarueput, presidente do Banco da Tailândia, afirmou que oouro vai de encontro aos objetivos de segurança, retorno do investimento,diversificação, e proteção contra riscos.

Assim, maio foiterceiro mês consecutivo em que houve uma grande aquisição de ouro por um únicobanco central, visto que a Hungria comprou 63 toneladas do metal, triplicandosuas reservas. O Banco Nacional da Hungria afirmou: “Como não possui risco decrédito ou de contraparte [o ouro não é um passivo de nenhuma parte, diferente,por exemplo, da moeda fiduciária de curso forçado – como euro, dólar americano, dólar canadense, real brasileiro, franco suíço,etc – que é um passivo do banco central], o ouro facilita o reforço à confiançaem um país em todas as condições económicas.”


O Brasil comprou11.9 toneladas de ouro em maio, sendo este o primeiro aumento significativo emsuas reservas de ouro desde 2012, totalizando 79.3 toneladas. Este é o maiornível desde novembro de 2000.


A Turquiaadicionou 8.6 toneladas de ouro em suas reservas em maio. Foi o segundo mês emque o país comprou ouro, após diversos meses de vendas. A Turquia tem lidadocom uma crise monetária. E, durante os cinco meses anteriores, vendeu 55.2toneladas de ouro, diminuindo o total de reservas dos bancos centrais do globo.


O Cazaquistão temsido um comprador regular do metal amarelo nos últimos anos. Em maio, seu bancocentral adicionou 5.3 toneladas de ouro nas suas reservas. Esta foi a maioraquisição desde junho de 2020.


Outroscompradores em maio foram: Índia (0.9 toneladas), Malta (0.1 toneladas),Polónia (1.9 toneladas) e Zâmbia(0.1 toneladas).


Houve,entretanto, uma quantia significativa de vendas em maio, totalizando 18.9toneladas. Após oito meses de compras, o Uzbequistão presenciou a maior quedade suas reservas de ouro: 11.5 toneladas. Outros países que registaram vendas foram Quirguistão (4.5 toneladas), Alemanha – sendo esta diminuição dereservas relacionada ao programa de cunhagem de moedas – (2 toneladas), eMongólia (0.7 toneladas).


Além disto, obanco central da Gana anunciou que pretende aumentar suas reservas de ouroatravés de um programa de compras de ouro produzido localmente. A Gana é osexto maior produtor de ouro do mundo, e o maior da África. O Vice-Presidenteda Gana afirmou que o ouro ajudaria a aumentar o valor da moeda nacional.


De acordo com a pesquisade reservas de ouro dos bancos centrais feita pelo WGC, 21% dos bancos centraisdo globo pretendem adicionar ouro às suas reservas no próximo ano. Em 2020,esta percentagem foi de 20%. A pesquisa também destacou a deterioração da confiança no dólar americano (USD) e a continuação da tendência dadesdolarização (uma diminuição de reservas em dólar americano) por parte de alguns bancos centrais.


O analista-chefede metais preciosos do HSBC, James Steel, afirmou: “Se um banco centralpretende diversificar, o ouro é uma maneira maravilhosa de sair do dólaramericano, sem escolher outra moeda.”


Depois derecordes de compras de ouro por parte dos bancos centrais em 2018 e 2019, houveuma diminuição em 2020, quando o total de compras foi de 273 toneladas. Em2019, as compras totalizaram 650.3 toneladas; em 2018, 656.2 toneladas. Segundoo WGC, 2018 foi o ano que registou a maior compra de ouro por parte dosbancos centrais desde a suspensão da convertibilidade do USD em ouro (na época,apenas para bancos centrais, não incluindo pessoas singulares/físicas ecoletivas/jurídicas) em 1971.


André Marques

Etiquetas :

Sem categoria

Partilhar :

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.