Fale Connosco

+351 255 214 495 

(Chamada para rede fixa nacional)

Diversos Bancos Centrais Adicionaram Ouro às suas Reservas em Maio

blank

blank

Diversos bancoscentrais ao redor do globo têm adicionado grandes quantidades de ouro às suasreservas nos últimos anos. Iremos atualizar o leitor destes números à medidaque as informações surjam.


Apenas no últimomês de maio, os bancos centrais adicionaram 56.7 toneladas de ouro em suasreservas, de acordo com os últimos dados do World Gold Council (WGC) – ConselhoMundial do Ouro, sediado em Londres.

 

Pelo segundo mêsconsecutivo, o banco central da Tailândia foi o maior comprador de ouro,adicionando 46.7 toneladas do metal em suas reservas em maio. Em abril, haviaadicionado 43.5 toneladas. O total de ouro em suas reservas é de 244.2 toneladas.Sethaput Suthiwartnarueput, presidente do Banco da Tailândia, afirmou que oouro vai de encontro aos objetivos de segurança, retorno do investimento,diversificação, e proteção contra riscos.

Assim, maio foiterceiro mês consecutivo em que houve uma grande aquisição de ouro por um únicobanco central, visto que a Hungria comprou 63 toneladas do metal, triplicandosuas reservas. O Banco Nacional da Hungria afirmou: “Como não possui risco decrédito ou de contraparte [o ouro não é um passivo de nenhuma parte, diferente,por exemplo, da moeda fiduciária de curso forçado – como euro, dólar americano, dólar canadense, real brasileiro, franco suíço,etc – que é um passivo do banco central], o ouro facilita o reforço à confiançaem um país em todas as condições económicas.”


O Brasil comprou11.9 toneladas de ouro em maio, sendo este o primeiro aumento significativo emsuas reservas de ouro desde 2012, totalizando 79.3 toneladas. Este é o maiornível desde novembro de 2000.


A Turquiaadicionou 8.6 toneladas de ouro em suas reservas em maio. Foi o segundo mês emque o país comprou ouro, após diversos meses de vendas. A Turquia tem lidadocom uma crise monetária. E, durante os cinco meses anteriores, vendeu 55.2toneladas de ouro, diminuindo o total de reservas dos bancos centrais do globo.


O Cazaquistão temsido um comprador regular do metal amarelo nos últimos anos. Em maio, seu bancocentral adicionou 5.3 toneladas de ouro nas suas reservas. Esta foi a maioraquisição desde junho de 2020.


Outroscompradores em maio foram: Índia (0.9 toneladas), Malta (0.1 toneladas),Polónia (1.9 toneladas) e Zâmbia(0.1 toneladas).


Houve,entretanto, uma quantia significativa de vendas em maio, totalizando 18.9toneladas. Após oito meses de compras, o Uzbequistão presenciou a maior quedade suas reservas de ouro: 11.5 toneladas. Outros países que registaram vendas foram Quirguistão (4.5 toneladas), Alemanha – sendo esta diminuição dereservas relacionada ao programa de cunhagem de moedas – (2 toneladas), eMongólia (0.7 toneladas).


Além disto, obanco central da Gana anunciou que pretende aumentar suas reservas de ouroatravés de um programa de compras de ouro produzido localmente. A Gana é osexto maior produtor de ouro do mundo, e o maior da África. O Vice-Presidenteda Gana afirmou que o ouro ajudaria a aumentar o valor da moeda nacional.


De acordo com a pesquisade reservas de ouro dos bancos centrais feita pelo WGC, 21% dos bancos centraisdo globo pretendem adicionar ouro às suas reservas no próximo ano. Em 2020,esta percentagem foi de 20%. A pesquisa também destacou a deterioração da confiança no dólar americano (USD) e a continuação da tendência dadesdolarização (uma diminuição de reservas em dólar americano) por parte de alguns bancos centrais.


O analista-chefede metais preciosos do HSBC, James Steel, afirmou: “Se um banco centralpretende diversificar, o ouro é uma maneira maravilhosa de sair do dólaramericano, sem escolher outra moeda.”


Depois derecordes de compras de ouro por parte dos bancos centrais em 2018 e 2019, houveuma diminuição em 2020, quando o total de compras foi de 273 toneladas. Em2019, as compras totalizaram 650.3 toneladas; em 2018, 656.2 toneladas. Segundoo WGC, 2018 foi o ano que registou a maior compra de ouro por parte dosbancos centrais desde a suspensão da convertibilidade do USD em ouro (na época,apenas para bancos centrais, não incluindo pessoas singulares/físicas ecoletivas/jurídicas) em 1971.


André Marques

Etiquetas :

Sem categoria

Partilhar :

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.