De acordo com o relatório de notícias doSilver Institute de fevereiro de 2022, estima-se que a demanda global de prata atinja uma alta histórica de 1.112 Boz(1 Boz=1 mil milhão de onças, 1 Moz=1 milhão de onças) em 2022, impulsionadaprincipalmente pelo recorde de fabricação industrial de prata (com previsão decrescimento de 5%) à medida que o uso da prata se expande em tecnologias verdes.
Figura 1 – Demanda Global de Prata, em Milhõesde Onças (Moz)
Fonte: Silver Institute.
A demanda industrial (que representa mais dametade da demanda total) deve fortalecer-se devido às melhorias económicasglobais e à mitigação das interrupções na cadeia de suprimentos causadas peloslockdowns. O uso de prata no setor automotivo continuará seu crescimentorobusto à medida que os veículos aumentam o uso de dispositivos eletrónicos. Àmedida que a escassez de fabricação de chips diminui, mais prata também chegaráaos dispositivos de consumo.
As perspetivas para o uso da prata naindústria fotovoltaica permanecem altas. Os compromissos do governo com aneutralidade de carbono resultaram em uma rápida expansão de projetos deenergia verde. Como resultado, espera-se que as instalações fotovoltaicaselevem a demanda de prata neste segmento para um recorde histórico em 2022.
Espera-se que o setor de joias cresça 11%; ode talheres, 21%.
A oferta global total de prata deve aumentar7%, atingindo 1.092 Boz em 2022. Este aumento se deve principalmente à produçãodas mineradoras, que deve crescer 7%, atingindo uma alta de 6 anos em 2022.
Depois de mudar para um défice de oferta em2021 pela primeira vez em seis anos, espera-se que o mercado de prata registeum défice de oferta de 20 milhões de onças este ano.
A reciclagem de prata deve ser mais modesta em 2022, comvolumes que devem avançar 3% devido à maior reciclagem industrial.
O investimento em prata física deve ter ganhosde dois dígitos em 2022 e atingir uma alta de 7 anos, à medida que osinvestidores buscam um refúgio seguro contra a inflação e outras incertezaseconómicas.
Os ETF’s de prata tiveram um aumento de 6%(atingindo 1.132 Boz em 2021). Este nível deve ser mantido por grande parte de2022.
No geral, o preço médio anual da prata em2022, com base no preço da prata da LBMA, está previsto para ser de US$ 24.80, 1% abaixo do preço médio de US$ 25.14 de2021, uma média anual historicamente alta.
ATENÇÃO! As informações contidas neste artigosão de caráter exclusivamente INFORMATIVO e não devem ser consideradas comorecomendações de compra ou venda.
André Marques