Fale Connosco

+351 255 214 495

Registo / Login

Demanda de Prata para Eletrónica Impressa e Flexível Deve Aumentar 54% nos Próximos 10 Anos


De acordo com os relatórios do Silver Institute (aqui e aqui), 33.9% da oferta global de prata em 2020 foi usada em dispositivoseletrónicos. Todo este segmento possui expectativa de continuar a crescer. Haverá tambémuma expansão da área de energia fotovoltaica, que já consome 10% da ofertamundial de prata. De acordo com as previsões do relatório, a quantidade deprata consumida na energia fotovoltaica vai subir para 15% (155 milhões deonças – Moz) em 2025, e 19% (197 Moz) em 2030.

Porém, um setor em particular – eletrónica impressa eflexível – tem previsão de aumentar 54%, de 48 Moz em 2021 para 74 Moz em 2030,consumindo 615 Moz nos próximos 10 anos. Este segmento, embora relativamentepequeno hoje, gera aproximadamente US$ 57 mil milhões/bilhões de receita anuale tem atingido uma taxa de crescimento anual de 11%.

Figura 1 – Demanda de Prata (em Moz) por parte do Mercadode Eletrónica Impressa e Flexível

Fonte: Silver Institute.


O relatório afirma que a prata é usada em quase todos ositens eletrónicos, como o setor de ‘wearables’, com produtos que medem o batimento cardíaco,temperatura, respiração, e outras condições corporais, através de têxteisembutidos em prata. A prata também é vital em dispositivos como telemóveis,tablets, computadores e automóveis, nos quais o metal é usado em placas decircuito, fiação e em componentes como interruptores e chips, muitos dos quaissão impressos com tintas prateadas.

Além disto, com os avanços na tecnologia, a prata temsido impressa não só nos ‘wearables’ e em placas de circuito, mas também emrótulos e embalagens devido às propriedades antibacterianas do metal queprotegem a saúde dos usuários. As etiquetas de prata são um pilar das operações logísticas dearmazém, por meio de seu uso em sensores e dispositivos RFID (como os usados emetiquetas antifurto de retalho/varejo), de acordo com o Silver in Printedand Flexible Electronics, um relatório de autoria da consultoria de metaispreciosos Precious Metals Commodity Management.

A prata é indispensável para aplicações eletrónicas devidoà sua condutividade. É relativamente fácil de serigrafar, dispensar por jato detinta, aerossol ou impressão rolo a rolo (como tintas convencionais). A prata tambémoferece resistência à corrosão, dobrabilidade e alongamento sem quebrar, aomesmo tempo em que mantém sua condutividade elétrica. A prata é ideal paradispositivos como sensores que requerem alta refletividade, outracaracterística marcante do metal.

O relatório complementar do Silver Institute afirma que, neste ano, 48 Moz de prataserão consumidos no segmento de eletrónicos impressos e flexíveis. Em 2025, omercado de eletrónicos impressos e flexíveis deve ter uma receita de US$ 96 milmilhões/bilhões, com um consumo de prata estimado em 60 Moz. A figura seguintemostra a fatia de cada segmento neste mercado:


Figura 2 – Fatias dos Segmentos do Mercado de EletrónicosImpressos e Flexíveis (2020)


Fonte: Silver Institute.


A figura seguinte, por sua vez, demonstra o crescimento históricodos mercados de semicondutores, ecrãs/telas planas e eletrónicos impressos.


Figura 3 – Receita (mil milhões/bilhões de dólaresamericanos) dos Segmentos de Semicondutores, Ecrãs/Telas Planas e EletrónicosImpressos


Fonte:Silver Institute.


Considerandoa quantidade de dispositivos IoT (Internet das Coisas) conectados atualmente (computadores,tablets e smartphones) e a contínua migração para o 5G, a maioria dos analistasacredita que haverá um aumento significativo de dispositivos IoT. A Ericsson estima que haja, globalmente, 1.7 mil milhão/bilhão dedispositivos conectados em 2020, e que crescerá muito rapidamente para mais de4 mil milhões/bilhões em 2024.


Figura4 – Número (em Mil Milhões/Bilhões) de Dispositivos IoT Conectados


4Ge 5G (Barras Roxas Escuras); NB-IoT e Cat-M (Barras Roxas); 2G e 3G (Barras Roxas Claras).

Fonte:Silver Institute.


Orelatório conclui que a prata atende extremamente bem ao segmento de eletrónicos impressos eflexíveis devido às suas características naturais, incluindo aexcelente condutividade, soldabilidade, flexibilidade, resistência à corrosão ecustos comparativos modestos. Devido ao enorme crescimento do número dedispositivos IoT, sensores e ecrãs/telas, a eletrónica impressa tornar-se-á ummercado central para a indústria eletrónica em geral.


Figura5 – Demanda de Prata na Indústria


Demandade Prata em Milhões de Onças (Eixo da Esquerda); Demanda Industrial em % (Eixoda Direita).

Fonte:Silver Institute.

AndréMarques

Etiquetas :

Sem categoria

Partilhar :

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.