Fale Connosco

+351 255 214 495

Registo

Demanda de Prata deve Atingir Um Recorde em 2022



Após um bom desempenho em 2021, espera-se que a demanda de prata atinja um recorde em 2022, de acordo com oSilver Institute.


O Silver Institute projeta que a demanda porprata atingirá um recorde de 1112 Moz (1 Moz=1 milhão de onças) este ano.Isto representaria um aumento de 8% em relação a 2021.


Um aumento da demanda industrial,particularmente no setor de energia verde, ajudará a aumentar a demanda geral.A fabricação industrial deverá crescer cerca de 5%. O consumo industrialresponde por cerca de metade da demanda total de prata. O Silver Instituteafirma que melhorias na economia global darão um impulso adicional àsaplicações industriais de prata, mitigando os ventos contrários de curto prazodos gargalos da cadeia de suprimentos e os desafios em certas regiões dapandemia em andamento.


O uso de prata no setor de energia solarcontinuará a se expandir. Espera-se que a demanda no setor solar atinja umrecorde histórico em 2022.


As perspetivas para a demanda de prata em aplicaçõesno setor de automóveis e relacionadas ao 5G também parecem permanecer robustaseste ano. A demanda de prata na indústria automobilística foi sustentada peloaumento dos veículos elétricos, o que leva a maiores usos de prata por veículo.


Espera-se que o investimento em prata físicaapresente ganhos de dois dígitos este ano e atinja uma alta de 7 anos. À medidaque o ano passa, as incertezas macroeconómicas em curso e a pressãoinflacionária elevada devem incentivar os investidores de retalho a buscarprata física para preservação da riqueza. O investimento físico em prata naÍndia também deve se fortalecer devido à melhoria das condições económicas eexpectativas positivas de preços.


Os ETF’s de prata tiveram um aumento de 6%(atingindo 1.132 Boz em 2021). Até agora, em 2022, as participações em ETF’s deprata mudaram pouco em relação ao final de 2021 e permanecem próximas de níveisrecordes. O Silver Institute diz que esta posição deve ser mantida por grandeparte deste ano.


A demanda por joias de prata deve sefortalecer em 11% este ano. A Índia continua a ser a força motriz no mercado dejoias de prata. A melhoria o sentimento do consumidor no país deve aumentar asvendas. A expansão das vendas de joias de prata nos EUA também deve continuarem 2022, após uma forte recuperação no ano passado.


A fabricação de talheres está prevista paraexpandir em 21% este ano. A Índia será responsável pela maior parte do aumentoda demanda por talheres em linha com o aumento da demanda por joias.


A oferta global total de prata está projetadapara sofrer um aumento de 7% (atingindo 1.092 Boz em 2022). O principalcontribuinte é a produção das mineradoras de prata, que deve aumentar 7%, parauma alta de seis anos neste ano. Isto será impulsionado pela maior produção dasmineradoras de prata primárias, particularmente de várias grandes operaçõesexistentes e apoiadas por grandes novos projetos que estão a entrar emoperação.


O aumento da reciclagem de prata deve ser mais modesto em 2022, comvolumes que devem avançar 3% (aumento inteiramente devido à maior reciclagemindustrial).


Depois de ter registado um défice (ofertatotal menos demanda total menor do que zero) em 2021 (primeira vez em seis anos),espera-se que o mercado de prata registe um défice de 20 milhões de onças esteano (um défice relativamente modesto em termos absolutos).


ATENÇÃO! As informações contidas neste artigosão de caráter exclusivamente INFORMATIVO e não devem ser consideradas comorecomendações de compra ou venda.



André Marques  

Etiquetas :

Sem categoria

Partilhar :

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *