Fale Connosco

+351 255 214 495

Registo / Login

Demanda de Ouro Chinesa Continua a Crescer em Setembro



No primeiro semestre de 2021, o mercado deouro chinês já havia mostrado sinais de recuperação, com uma demanda de 547 toneladas (um aumento de 69.2%). O maior consumidor deouro do mundo continuou com esta tendência no início do segundo semestre, o que se seguiu em setembro.


A demanda por ouro na China aumentou emsetembro, com o país a aproximar-se de uma temporada de pico de compra de ouro.


Tanto as retiradas de ouro da Shanghai GoldExchange (SGE)em setembro quanto asimportações de ouro em agosto aumentaram.


De acordo com o World Gold Council (WGC),as retiradas do SGE aumentaram para 191 toneladas em setembro. Isto representaum aumento de 27% mês a mês. As retiradas de ouro foram 63% maiores do que emsetembro de 2019.


Setembro é tipicamente um mês forte para ademanda por ouro no atacado da China, já que antecipa uma importante temporadade férias. Outubro é tradicionalmente um grande mês para as vendas de joias deouro durante o feriado de sete dias do Dia Nacionalno início do mês.


As importações de ouro de agosto na Chinachegaram a 76.9 toneladas. 10.3 toneladas acima de julho.

O aumento dos prémios locais tambémsinaliza uma demanda crescente por ouro. O prémio do preço do ouro local subiupelo terceiro mês consecutivo em setembro, com média de US$ 7.5 por onça ($1.70 mais alto mês a mês).


A demanda de investimento por ouro tambémcontinua a aumentar na China. Os ETF’s de ouro chineses registaram seu quartomês consecutivo de influxos de ouro em meio a um crescimento económicoenfraquecido e um mercado de ações volátil. Os ETFs chineses agora detém 72toneladas de ouro, a segunda maior quantidade já registada. No acumulado doano, os ETF’s chineses adicionaram 11 toneladas de ouro.


Assim como os EUA, a economia chinesa estámostrando sinais de pressão estagflacionária. O WGC diz que a desaceleração docrescimento económico pode apoiar a demanda de investimento em ouro nospróximos meses.


A demanda geral de ouro aumentou 69.2%,chegando a pouco mais de 547 toneladas nos primeiros 6 meses do ano. O consumoanual de ouro da China aumentou 93.9% apenas no primeiro trimestre.


Em abril, a China permitiu a importação de150 toneladas de ouro.


A China também é o maior produtor de ourodo mundo, mas a produção das mineradoras caiu 3.91%, para 365.35 toneladas noano passado. A pandemia não foi a única perturbação. O aumento dasregulamentações ambientais do governo também atrapalhou a produção dasmineradoras.


A demanda de ouro recuperou-se no primeirosemestre de 2021; a produção das mineradoras chinesas, não. A produção de ourocaiu 10.2%, para apenas 152.8 toneladas. De acordo com o Global Times, osacidentes de trabalho interromperam a produção das mineradoras de ouro naprovíncia Shandong, no leste da China.


 

André Marques

Etiquetas :

Sem categoria

Partilhar :

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.