Custos Trabalhistas Tiveram um Aumento Anual de 1.9% na Zona Euro no 4º Trimestre de 2021



No 4º trimestre de 2021, os custostrabalhistas por hora, segundo a Eurostat, aumentaram 1.9% na zona euro e 2.3% na UE, em comparação ao 4º trimestre de2020.


Quanto maiores são os custos de uma empresa(incluindo os custos trabalhistas), maiores tendem a ser os preços que a mesmairá cobrar do consumidor final. Portanto, um aumento/diminuição dos custostrabalhistas representa uma tendência de aumento/diminuição dos preços aoconsumidor.


Figura 1 – Custos Trabalhistas por Hora|Mudança em % em Comparação ao Mesmo Trimestre do Ano Anterior (2011-2021)


Zona Euro (Linha Vermelha); UE (Linha Azul).

Fonte: Eurostat.


Os dois principais componentes dos custostrabalhistas são wages & salaries (remunerações e salários) e non-wagecosts (custos não salariais). Na zona euro, os custos com remunerações esalários por hora aumentaram 1.5% no 4º trimestre de 2021 em comparação ao 4ºtrimestre de2020; os custos com a componente não salarial, 3.4%. Na UE, oscustos com remunerações e salários por hora aumentaram 2% no 4º trimestre de2021 em comparação ao 4º trimestre de 2020; os custos com a componente não salarial,3.6%.


Em Portugal, os custos trabalhistas por horasofreram um aumento de 2.3% no 4º trimestre de 2021 em comparação ao 4ºtrimestre de 2020. No mesmo período, as remunerações e salários sofreram umaumento de 2.4%; os custos não salariais, um aumento de 2.1%.


Figura 2 – Custos Trabalhistas por nos Membrosda UE| Mudança em % em Comparação ao Mesmo Trimestre do Ano Anterior


Euro Area (Zona Euro); EU (União Europeia –UE); Total (Custos Trabalhistas Totais); Wages (Remunerações e Salários); Other(Custos não Salariais); Q1 (1º Trimestre); Q2 (2º Trimestre); Q3 (3ºTrimestre); Q4 (4º Trimestre); : (Dados não Disponíveis).

Nota: Os dois últimos (Noruega e Islândia) nãofazem parte da UE.

Fonte: Eurostat.


No 4º trimestre de 2021 em comparação ao mesmotrimestre do ano anterior, os custos trabalhistas por hora na zona euroaumentaram 1.4% na economia (principalmente) não empresarial e 2.1% na economiaempresarial: +1.5% na indústria, +2.1% na construção e +2.4% nos serviços. NaUE, os custos trabalhistas por hora aumentaram 1.6% na economia(principalmente) não empresarial e 2.6% na economia empresarial: +2.1% naindústria, +2.5% na construção e +2.9% nos serviços.


Nas figuras 3 e 4, o TOT (Total Labor Costs)inclui os custos salariais e não salariais menos os subsídios. Não incluemcustos de treinamento ou outras despesas, como custos de recrutamento, gastoscom roupas de trabalho, etc. O WAG (Wage and Salary Costs) inclui remuneraçãodireta, bónus e subsídios pagos por um empregador a um empregado em troca detrabalho realizado, pagamentos a planos de poupança de empregados, pagamentospor dias não trabalhados remuneração não monetária, como comida, bebida,combustível, carros da empresa, etc. Já o OTH (Non-Wage Costs) são custostrabalhistas excluindo remuneração e salários, que inclui as contribuiçõessociais dos empregadores mais os impostos sobre o trabalho considerados custosdo trabalho menos os subsídios destinados a reembolsar parte ou a totalidade docusto da remuneração direta do empregador.


Figura 3 – Custos Trabalhistas por Hora para aEconomia Empresarial e a Economia (Principalmente) não Empresarial nos Membrosda UE | Mudança em % em Comparação ao Mesmo Trimestre do Ano Anterior


Euro Area (Zona Euro); EU (União Europeia –UE); Business Economy (Economia não Empresarial);Mainly Non-Business Economy (Economiaprincipalmente não Empresarial); Q1 (1º Trimestre); Q2 (2º Trimestre); Q3 (3ºTrimestre); Q4 (4º Trimestre); : (Dados não Disponíveis).

Nota: Os dois últimos (Noruega e Islândia) nãofazem parte da UE.

Fonte: Eurostat.


Figura 4 – Custos Trabalhistas por Hora paraas Principais Áreas de Atividade Económica nos Membros da UE | Mudança em % emComparação ao Mesmo Trimestre do Ano Anterior


Euro Area (Zona Euro); EU (União Europeia –UE); Industry (Indústria); Construction (Construção); Services (Serviços); Q1(1º Trimestre); Q2 (2º Trimestre); Q3 (3º Trimestre); Q4 (4º Trimestre); :(Dados não Disponíveis).

Nota: Os dois últimos (Noruega e Islândia) nãofazem parte da UE.

Fonte: Eurostat.


As atividades Económicas são divididas em(veja nas figuras 5 e 6):


B: Mining and Quarrying (Mineração e Serviçosde Pedreiros);

C: Manufacturing (Fabricação);

D: Electricity, gas, steam and airconditioning supply (Fornecimento de eletricidade, gás, vapor e arcondicionado);

E: Water supply; sewerage, waste managementand remediation activities (Abastecimento de água; esgoto, gestão de resíduos eatividades de remediação);

F: Construction (Construção);

G: Wholesale and retail trade; repair of motorvehicles and motorcycles (Comércio grossista e retalhista; reparação deveículos automóveis e motociclos);

H: Transportation and storage (Transporte earmazenamento);

I: Accommodation and food service activities(Atividades de hospedagem e alimentação);

J: Information and communication (Informação eComunicação);

K: Financial and insurance activities(Atividades Financeiras e de Seguros);

L: Real estate activities (AtividadesImobiliárias);

M: Professional, scientific and technicalactivities (Atividades profissionais, científicas e técnicas);

N: Administrative and support serviceactivities (Atividades administrativas e de serviços de apoio);

O: Public administration and defense;compulsory social security (Administração e defesa públicas; segurança socialobrigatória);

P: Education (Educação);

Q: Human health and social work activities(Saúde humana e atividades de assistência social);

R: Arts, entertainmentand recreation (Artes, entretenimento e recreação);

S: Other service activities (Outras atividadesde serviço).


Na UE, no 4º trimestre de 2021 em comparaçãoao terceiro trimestre de 2020, as atividades económicas que registaram osmaiores aumentos dos custos trabalhistas por hora foram: J – Informação eComunicação (+3.9%), B – Mineração e Serviços de Pedreiros (+3.1%); H:Transporte e armazenamento (2.9%) e N: Atividades administrativas e de serviçosde apoio (2.8%). Duas atividades económicas registaram uma diminuição dos custostrabalhistas por hora: I: Atividades de hospedagem e alimentação (-2.1%) e R:Artes, entretenimento e recreação (-3.6%). Estas atividades económicasregistaram também os maiores aumentos na componente não salarial (+31.8% para asecção I e +18.3% para a secção R).


Figura 5 – Custos Trabalhistas por Hora paracada Área de Atividade Económica na UE | Mudança em % em Comparação ao MesmoTrimestre do Ano Anterior (4º Trimestre de 2021)


Remunerações e Salários (Barras Azuis); Custosnão Salariais (Barras Vermelhas).

Fonte: Eurostat.


Figura 6 – Custos Trabalhistas por Hora para cadaÁrea de Atividade Económica na UE | Mudança em % em Comparação ao MesmoTrimestre do Ano Anterior


EU (União Europeia – UE); Total (CustosTrabalhistas Totais); Wages (Remunerações e Salários); Other (Custos nãoSalariais); Q1 (1º Trimestre); Q2 (2º Trimestre); Q3 (3º Trimestre); Q4 (4ºTrimestre).

Fonte: Eurostat.



André Marques

Etiquetas :

Sem categoria

Partilhar :

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.