Fale Connosco

+351 255 214 495 

(Chamada para rede fixa nacional)

BCE Divulga Nova Meta de Inflação de Preços

blank

blank

O Banco CentralEuropeu (BCE) anunciou, na semana passada, a nova meta de inflação de preçospara a zona euro. Esta mudança pode indicar uma maior tolerância, por parte dainstituição, a uma maior inflação de preços.


A antiga meta deinflação de preços era ‘abaixo, mas próxima a 2%’. Ou seja, a inflação de preçosnão poderia atingir 2%, nem ultrapassar este valor. A nova meta anunciada é umalvo de 2%, sendo esta uma meta simétrica (o BCE deve tolerar desvios acima eabaixo do alvo, num ‘prazo médio’). Porém, não foi definido claramente qual éeste prazo, nem a magnitude dos desvios que serão tolerados.


Em 2020, o FederalReserve (Fed), o banco central dos EUA, também alterou a sua meta, afirmandoque iria tolerar uma maior inflação de preços. Em vez da antiga meta de 2%,passou a ser uma média de 2% (podendo atingir um valor acima de 2% paracompensar os períodos em que esteve abaixo deste valor, e, assim, atingir amédia), ‘ao longo de algum período’, o qual também não foi bem definido.


Esta mudança nameta de inflação por parte de ambos os bancos centrais pode ser interpretadacomo uma justificativa para manter a taxa de juros em patamar negativo (no casodo BCE) e pouco acima de 0% (no caso do Fed).


Iremos trazerartigos específicos sobre inflação e política monetária para esclarecer maisdetalhes ao leitor, porém, por agora, é necessário destacar a definição deinflação. Segundo economistas da Escola Austríaca de Economia, como o PhilippBagus (Presidente da Elementum Internacional), inflação não é um aumentogeneralizado de preços, como é convencionalmente definida. Para esteseconomistas, a inflação é o aumento da oferta monetária (aumento da quantidadede dinheiro); o aumento de preços, apenas a consequência da mesma.


Os balanços doFed e do BCE têm aumentado consistentemente. O gráfico seguinte demostra o balançodo Fed (linha azul, eixo da esquerda) e o do BCE (linha vermelha, eixo dadireita):


Gráfico 1 – Balanço do Fed e Balanço do BCE (2008-2021)

Gráfico 1 - Balanço do Fed (Linha Azul, Eixo da Esquerda); Balanço do BCE (Linha Vermelha, Eixo da Direita)

Balanço do Fed (Linha Azul, Eixo da Esquerda); Balanço do BCE (Linha Vermelha, Eixo da Direita).

Fonte: St. Louis Fed – Elaboração Própria.

Um aumento do balançode um banco central ocorre quando o mesmo adquire ativos (como títulos dedívida pública), aumentando a base monetária (M0), que inclui as reservasbancárias depositadas no banco central e moeda em circulação. Ou seja, umaumento do balanço de um banco central, ocorre através de um aumento da ofertamonetária (inflação).


É importantemencionar que um aumento do M0 não necessariamente provoca um aumento imediato dainflação de preços. A oferta monetária gerada pelo aumento do M0 nãonecessariamente entra, na totalidade, na economia (através, por exemplo, deempréstimos bancários). Porém, um aumento do M0 tende a baixar a taxa de juro(artificialmente, ou seja, não sustentável a médio e longo prazo, pois distorcea alocação de recursos na economia, deixando-a mais frágil e mais suscetível acrises financeiras), o que aumenta o preço de ativos financeiros (como ações) eimobiliários (desta forma, preços de imóveis aumentam, assim como os preços dearrendamento/aluguel, o que provoca uma diminuição do poder de compra doconsumidor, mesmo não havendo um aumento do índice de inflação de preços).

 

Além disto, umaumento do M0, independentemente de provocar, ou não, um aumento imediato dainflação de preços, desvaloriza a moeda ao longo do tempo (diminuindo seu poderde compra).


Os gráficos seguintesdemonstram a evolução do preço da onça de ouro em dólares americanos (USD) e emeuros (EUR), conforme os balanços do Fed e do BCE aumentam, refletindo umaperda do poder de compra por parte destas moedas.


Gráfico 2 – Preço da Onça de Ouro em USD e Balanço do Fed (2008-2021)

blank

Preço da Onça de Ouro em USD (Linha Vermelha, Eixo da Esquerda); Balanço do Fed (Linha Azul, Eixo da Direita).

Fonte: St. Louis Fed – Elaboração Própria.

Gráfico 3 – Preço da Onça de Ouro em EUR e Balanço do BCE (2008-2021)

blank

Preço da Onça de Ouro em EUR (Linha Vermelha, Eixo da Esquerda); Balanço do BCE (Linha Azul, Eixo da Direita).

Fonte: St. Louis Fed – Elaboração Própria.

Em futuros artigos,também traremos mais detalhes a respeito do aumento da base monetária e suarelação com o aumento (imediato ou não) da inflação de preços.

 

André Marques

Etiquetas :

Sem categoria

Partilhar :

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.