O banco centralde Cingapura (MAS – Monetary Authority of Singapore), comprou 26.3 toneladas deouro emmaio e em junho deste ano (um aumento de 20% das reservas do metal amarelo).Este foi o primeiro aumento das reservas de ouro do MAS desde 2000. O MASpossui agora 154 toneladas de ouro.


“A mudança nasparticipações em ouro é resultado dos esforços contínuos do MAS para garantirque o portfolio oficial de reservas estrangeiras (Official Foreign Reserves – OFR)permaneça bem diversificado e resiliente por meio das condições económicas e demercado”, disse um porta-voz do MAS.


Cingapura possuium histórico de política cambial relativamente estável. O pequeno país nãoadota o padrão-ouro, nem o currency board. Entretanto, sua política cambial émenos inflacionária do que a política de câmbio flutuante (adotada pela maiorparte dos bancos centrais, incluindo o BCE, Fed e BACEN).


A partir de 1981,o MAS passou a atuar apenas no câmbio, controlando o valor do Dólar deCingapura (SGD) em relação a uma cesta formada pelas moedas das principaiseconomias do mundo, aumentando e reduzindo a base monetária através da compra evenda de ativos, respetivamente. O objetivo é ter uma moeda que se apreciecontinuamente. Desta forma, o MAS não atua determinando a taxa básica de jurosda economia, deixando-a ser determinada pelo mercado. Assim, os investimentostendem a ser mais sustentáveis a médio e longo prazo (pois são realizados com adevida poupança prévia). Isto contribui para um crescimento económicosustentável, com recessões pouco intensas e rapidamente liquidadas. O resultadofoi que entre 1982 e 2005 o SGD foi a moeda que menos perdeu poder de compra nomundo, superando até mesmo o fraco suíço.


Figura 1 – Índicede Preços de Cingapura e da Suíça


Índice de Preçosde Cingapura (Linha Azul), Índice de Preços da Suíça (Linha Vermelha).

Fonte: St. LouisFed – Retirado de Mises Brasil | Lee Kuan Yew, o homem responsável pelo queCingapura tem de melhor e de pior.


A inflação depreços, portanto, permaneceu baixa (aumentando significativamente apenas emalguns pequenos períodos), havendo até – em alguns períodos – deflação depreços (inflação de preços abaixo de 0%), o que é benéfico à economia como umtodo.


Figura 2 –Inflação de Preços de Cingapura (1981-2021)


Fonte: TradingEconomics – Elaboração Própria.


Devido ao maisrecente significativo e repentino aumento dos agregados M1 e M2, que representam dinheiro queefetivamente circula na economia (como depósitos em contas à ordem e depósitosa prazo) a inflação de preços está a aumentar novamente (já atingindo os 3.2%).


Porém,historicamente, o MAS presa pela apreciação do câmbio ao longo do tempo. Esteaumento de reservas de ouro pode ser um indicador de que este objetivopermanece no radar do MAS.


Ao ficarindependente da Malásia em 1965, Cingapura adotou uma postura de amplaliberdade económica, criando empresas privadas com características de 1º mundoe competitivas no mercado global, além de possuir um padrão de vida elevado. Ogoverno adotou uma política de baixos gastos públicos e baixa tributação,burocracia quase inexistente e mínima regulação. A postura menos inflacionáriado MAS é um dos principais (senão o principal) fatores que contribuem para estedesempenho de Cingapura, que hoje é o país mais liberdade económica nomundo, segundo o Heritage Foundation.

 


André Marques