Fale Connosco

+351 255 214 495 

(Chamada para rede fixa nacional)

A Prata Torna O Poliuretano Mais Forte E Mais Resiliente

blank

O poliuretano é a base de muitas tintas e revestimentos, pois oferece proteção contra umidade e sujeira em estruturas industriais como tubulações e aço, mas também é encontrado pintado em estruturas residenciais como móveis de madeira. Dentro das casas, o poliuretano é usado como amortecimento no forro de carpetes e enchimento de móveis. Alguns tecidos sintéticos (como os spandex) são compostos principalmente de poliuretano (cerca de 85%) devido à capacidade da substância de esticar sem quebrar. Em todo o mundo, mais de 24.72 milhões de toneladas métricas de poliuretano foram produzidas em 2021.

 

Segundo o relatório de notícias do Silver Institute de dezembro de 2022 cientistas da University of Sussex no Reino Unido tornaram o poliuretano ainda mais útil ao adicionarem nanopartículas de prata. Isso tira proveito das propriedades antibacterianas da prata, tornando-a especialmente útil em ambientes hospitalares (maçanetas, mesas etc.) ou em equipamentos médicos. Também foi descoberto que a adição de nanopartículas de prata aumentou a força e a tenacidade do revestimento.

 

Em um estudo publicado na revista Polymers, o grupo de pesquisa do Reino Unido mencionou: “A adição de nanopartículas de prata aumenta a resistência à tração final, os módulos de tenacidade e o módulo de elasticidade ao custo de um alongamento reduzido na rutura quando comparado ao poliuretano puro.”

 

Eles também descobriram que as nanopartículas de prata ofereciam proteção contra SARS-CoV-2 ou COVID-19. Os pesquisadores reconhecem que o COVID-19 não é transmitido pelo toque em uma superfície exposta, mas o revestimento pode ser útil na prevenção da propagação de futuras variantes do coronavírus, nas quais a infeção por contato pode tornar-se um fator. “Embora agora se saiba que o SARS-CoV-2 se espalha menos por superfícies do que por partículas aerossolizadas diretas, esse nanocompósito pode ser usado para controlar a transmissão nos estágios iniciais de futuras pandemias, antes que vacinas e métodos terapêuticos sejam desenvolvidos.”

 

 

André Marques

Etiquetas :

Sem categoria

Partilhar :

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.