Escrevemos aqui que o Federal Reserve (o banco central dos EUA) está a preparar o terreno para a sua CBDC (central bank digital currency). Porém, os EUA não é o único país que está neste caminho. A Índia está a trabalhar no desenvolvimento de uma rupia digital e anunciou recentemente a segunda fase de testes.
Depois de executar com sucesso um programa piloto para testar sua moeda digital, o Reserve Bank of India – RBI (o banco central da Índia) anunciou que testará a rupia digital em um ambiente de retalho.
O RBI afirma que a CBDC “é uma moeda legal emitida por um banco central em formato digital. É o mesmo que uma moeda fiduciária e pode ser trocada individualmente com a moeda fiduciária. Apenas sua forma é diferente.”
Segundo um relatório do Economic Times of India, a National Payments Corporation of India hospedará a plataforma para o sistema de pagamento digital em rúpia durante a fase de teste. O RBI quer que cada banco comercial teste o uso da rupia digital no retalho com 10 mil a 50 nil usuários.
O State Bank of India, o Bank of Baroda, o Union Bank of India, o ICICI Bank, o HDFC Bank, o Kotak Mahindra Bank, o Yes Bank e o IDFC First Bank participarão do programa piloto. Se o piloto for bem-sucedido, o RBI lançará o programa para todo o sistema bancário indiano.
“O e-rupee será armazenado em uma carteira, as denominações estarão disponíveis conforme a solicitação do cliente, assim como você solicita dinheiro em um ATM. Os bancos estão lançando isso apenas em algumas cidades”, disse uma pessoa envolvida no programa ao Times.
O RBI também mencionou em uma nota os supostos benefícios de sua CBDC: “Acredita-se que a CBDC […] possa fornecer acesso a dinheiro seguro para pagamento e liquidação, pois é uma responsabilidade direta do banco central. A CBDC […] tem o potencial de transformar os sistemas de liquidação para transações financeiras e torná-los mais eficientes e seguros.”
Entretanto, como afirmamos aqui, sabemos que o objetivo das CBDC’s é mais controlo dos governos sobre os indivíduos e sobre o dinheiro. A maior facilidade de transacionar é uma mera desculpa para impor tais controlos.
André Marques