As importações deouro da Índia atingiram 121 toneladas em agosto, uma alta de 5 meses. Este é mais umsinal de recuperação no segundo maior mercado de ouro do mundo, cujasimportações em julho totalizaram 72.3 toneladas.
As importações deouro de agosto foram quase o dobro do total de agosto de 2020 (63 toneladas). Nosprimeiros oito meses de 2021, as impostações triplicaram para 687 toneladas emcomparação a 2020, quando a pandemia atingiu a economia indiana.
Os analistasesperam que as importações continuem fortes em setembro, à medida que atemporada de festivais se aproxima. De acordo com a Reuters, “o aumento dasimportações pelo segundo maior consumidor de ouro do mundo poderia sustentar ospreços de referência do ouro”.
Os indianos têm ocostume de adquirir ouro. Não só por motivos económicos, mas, também, culturais.Coletivamente, as famílias indianas possuem cerca de 25 mil toneladas de ouro.E este número pode ser maior devido ao grande mercado negro do país. Osindianos também valorizam o ouro como uma reserva, especialmente nas regiõesrurais pobres. 2/3 da demanda de ouro da Índia vêm destas áreas. No geral, 87%das famílias no país possuem alguma quantidade do metal amarelo. Mesmo asfamílias com níveis de renda mais baixos na Índia possuem algum ouro.
O ouro tambémserviu como recurso de salvação para muitos indianos durante a pandemia. Esteartigo, mostra o exemplo de um homem, PaulFernandes, que, quando os lockdowns começaram, fez um empréstimo usando ourocomo garantia para pagar a educação de seus filhos, depois que perdeu o empregoem um navio de cruzeiro. E depois passou para a venda de joias de ouro parapagar as despesas. Ele disse à Bloomberg que a venda de ouro o impede deassumir mais dívidas. “Vender minhas joias significa que não sou obrigado apagar alguém com juros adicionais.”
André Marques