Fotógrafo Canadiano Revive Técnica Fotográfica Baseada em Prata

Segundo o relatório de notícias do Silver Institute de dezembro de 2022, um fotógrafo canadiano está a documentar paisagens das Montanhas Rochosas do país, mas não com imagens digitais. Em vez disso, o ex-operador de empresa de turismo Bill Hao está a usar um método do século 19 conhecido como “placa úmida de colódio”, que se baseia em produtos químicos à base de prata que ele usa para processar fotos em seu autocarro de 50 lugares convertido em uma câmara escura móvel.

 

Hao reviveu o método de mais de 200 anos em conjunto com uma câmera que ele mesmo construiu. Devido ao tamanho da câmera, esta deve ser apoiada em três tripés para estabilidade. Assim que Hao se concentra em seu assunto, ele cobre um pedaço de vidro com colódio, uma solução espessa e inflamável de nitrocelulose suspensa em éter e álcool. O vidro é mergulhado em nitrato de prata, que ajuda a formar uma camada sensível à luz. Mantendo o vidro em um recipiente escuro, ele o leva de volta para a câmera, clica no obturador e, novamente na escuridão, traz o vidro para seu laboratório móvel, onde é encharcado em um produto químico revelador e fixador que o impede de ser sensível à luz, preservando assim a imagem. Finalmente, o vidro é enxaguado em água.

 

Entrevistado pela revista Macleans, Hao mencionou que gosta do aspeto prático do antigo processo de impressão, mas se pergunta se a beleza natural de seus modelos durará mais que suas fotos à base de prata. “Minhas fotos molhadas vão durar pelo menos 200 anos. Mas a beleza das fotos ainda lá estará?”

 

 

André Marques

Etiquetas :

Sem categoria

Partilhar :

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.