ETF’s de Ouro Adicionaram mais de 40 Toneladas do Metal no Segundo Trimestre

ETF’s de ouro adicionaram 40.7 toneladas do metal no segundo trimestre de 2021, revertendo atendência do fluxo de saída destes fundos registado no primeirotrimestre.


Em 2020, os ETF’sde ouro registaram um recorde de influxos, adicionando quase 231toneladas a mais em 2020 do que no ano recorde anterior, 2009 (646toneladas).


Com o aumento dopreço do ouro durante a maior parte do segundo trimestre, fluxos de entrada nosETF’s de ouro também subiram. Fundos norte-americanos e europeus lideraram estemovimento, adicionando 43.8 toneladas de ouro no segundo trimestre.


Fundos na Ásia registaram um pequeno fluxo de saída no segundo trimestre: 1.6 toneladas. O fluxo deentrada de 2.3 toneladas registado em junho não foi suficiente paracompensar as grandes perdas de maio. Segundo o World Gold Council (WGC) -Conselho Mundial do Ouro, “O aumento do apetite de risco erealização de lucros em meio à alta do preço do ouro no início do trimestreprovocou alguma fragilidade na Ásia, mas esta tendência reverteu no fim doperíodo, com os investidores preparando uma provável estratégia de exposição aoouro à medida que as pressões inflacionárias se intensifiquem.”


Maio foi o mês maisforte do trimestre, com os ETF’s de ouro adicionando 61.3 toneladasglobalmente.


Junho foirelativamente estável, com um fluxo de entrada global de 2.9 toneladas. Fundosnorte-americanos registaram entradas de 10.5 toneladas; fundosasiáticos, de 2.3 toneladas. Porém, estes fluxos não foram suficientes paracompensar o declínio de 9.4 toneladas em fundos europeus.


O total de ouroem ETF’s ao redor do globo é de 3623.9 toneladas, avaliadas em cerca de US$205.6 mil milhões (bilhões). Isto é cerca de 284 toneladas a menos que o recorde de3908 toneladas em outubro de 2020.


O WGC prevê um potencialde aumento dos investimentos em ouro em 2021, considerando o ambiente macroeconómico atual, mencionando dois fatores específicos:


1- Expectativasde que os bancos centrais devem manter políticas monetárias acomodatícias poralgum tempo, mantendo um baixo custo de oportunidade para deter ouro.

2- Níveis atuaisde oferta monetária em certos mercados desenvolvidos que sugerem que uma maiorinflação de preços pode não ser só temporária, reforçando a necessidade deativos como ouro.


É importantedestacar a diferença de investir em ETF’s de ouro e em ouro físico.


ETF’s de ouro sãolastreados por ouro físico em posse do emissor e são transacionados no mercado,como ações. ETF’s permitem aos investidores comprarem ouro sem terem de compraronças inteiras ao spot price. É possível vender e comprar diversas vezes aolongo do dia, sendo um instrumento muito utilizado por investidores maisespeculativos, como traders.


ETF’s de ourotambém são uma boa opção (dependendo dos objetivos do investidor), porém,não são um substituto do ouro físico. É necessário considerar que, ao adquirirETF’s de ouro, o investidor não possui realmente propriedade sobre o metal.


André Marques

Etiquetas :

Sem categoria

Partilhar :

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.