ETF’s de Ouro Adicionaram 11.1 Toneladas do Metal em Julho



No segundotrimestre os ETF’s de ouro adicionaram mais de 40 Toneladas do metal. E, no mês de julho, estes fundos,globalmente, adicionaram 11.1 toneladas de ouro, segundo o relatório do World GoldCouncil (WGC).


Em 2020, os ETF’sde ouro registaram um recorde de influxos, adicionando quase 231 toneladas amais em 2020 do que no ano recorde anterior, 2009 (646 toneladas).


Os ETF’s daEuropa lideraram em julho, ao adicionarem 17.1 toneladas de ouro. Fundos daAlemanha e do Reino Unido registaram o maior influxo de metal. A promessa doBanco Central Europeu (BCE) de manter a política monetária expansionista ajudoua estimular o investimento em ouro no continente.

Os fundos asiáticostambém registaram fortes influxos, totalizando 1 tonelada. A demanda de investimentona China, apoiada pela força do preço local do ouro, foi o principal fator.


Os influxos daEuropa e da Ásia foram parcialmente compensados pelas saídas de ouro dos fundosnorte-americanos: 7.3 toneladas. As saídas da América do Norte foram quaseinteiramente impulsionadas por dois grandes fundos americanos: SPDR e iShares. A perceção presente no mercado de que oFed pode realizar uma política monetária contracionista (embora não haja umacerteza, dado o histórico do Fed e a impossibilidade de contrair o balanço semhaver graves consequências para a economia) criou expectativas contrárias ao mercadode ouro nos EUA.


Fundos de outras regiões,incluindo a Austrália, registaram influxos modestos de ouro: 0.3toneladas.


O total global emETF’s de ouro é de 3635.8 toneladas, avaliadas em cerca de US$ 213.7 milmilhões/bilhões. Isto é cerca de 272 toneladas a menos do que o recorde deoutubro de 2020: 3908 toneladas.


O WGC projetavários fatores que favorecerão o ouro nos próximos meses, incluindo um mêssetembro historicamente forte (sustentado pela demanda sazonal do consumidor) eexpectativas de inflação mais altas, especialmente se o Fed mantiver o discursode política monetária expansionista, tolerando uma inflação de preços mais alta.  

Os influxos deouro para os ETF’s têm efeitos significativos no mercado mundial do metal,aumentando a demanda.

 

É importantedestacar a diferença entre investir em ETF’s de ouro e em ouro físico.

ETF’s de ouro sãolastreados por ouro físico em posse do emissor e são transacionados no mercado,como ações. ETF’s permitem aos investidores comprarem ouro sem terem de compraronças inteiras ao spot price. É possível vender e comprar diversas vezes aolongo do dia, sendo um instrumento muito utilizado por investidores maisespeculativos, como traders.


ETF’s de ourotambém são uma boa opção (dependendo dos objetivos do investidor), porém, nãosão um substituto do ouro físico. É necessário considerar que, ao adquirirETF’s de ouro, o investidor não possui realmente propriedade sobre o metal.

André Marques

Etiquetas :

Sem categoria

Partilhar :

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.