No primeirotrimestre de 2021, o consumo real per capita das famílias diminuiu 1.6% na zonaeuro, após ter diminuído 2.6% no trimestre anterior, conforme divulgado pelaEurostat. Já a renda real per capita das famíliasaumentou 0.4% no primeiro trimestre de 2021, após um decréscimo de 0.8% noquarto trimestre de 2020.


Figura 1 –Consumo e Renda Real per capta das Famílias na Zona Euro (Crescimento Real em %em Relação ao Trimestre Anterior)


Consumo (BarrasAzuis); Renda (Barras Rosas).

Fonte: Eurostat.


Na UE, o consumoreal per capita das famílias diminuiu 1.5% no primeiro trimestre de 2021, após umaqueda de 2.2% no quarto trimestre de 2020. O rendimento real per capita dasfamílias, por sua vez, cresceu 1.1% no primeiro trimestre de 2021, após umdecréscimo de 0.3% no quarto trimestre de 2020.


Figura 2 – Consumoe Renda Real per capta das Famílias na UE (Crescimento Real em % em Relação aoTrimestre Anterior)


Consumo (BarrasAzuis); Renda (Barras Rosas).

Fonte: Eurostat.


No primeirotrimestre de 2021, a taxa de poupança aumentou 2.1% na zona euro, face ao trimestreanterior. Na UE, aumentou 2.5%. A taxa de poupança das famílias aumentou emnove dos Estados-Membros. Os maiores aumentos foram observados na Dinamarca (+9.6%)e na Holanda (+6.4%). A poupança diminuiu em cinco Estados-Membros e permaneceuestável em um. As maiores diminuições foram observadas na Áustria (-6.9%) e na Polónia(-3.9%).


Figura 3 –Mudanças da taxa de Poupança e seus Componentes (1º Trimestre de 2021)


Renda DisponívelBruta (Barras Azuis); Gastos com Consumo Individual (Barras Verdes); Taxa dePoupança (Losangos Brancos).

Fonte: Eurostat.


A Taxa dePoupança é definida pela poupança bruta dividida pela renda disponível bruta,esta última ajustada pelos direitos de pensão.


No primeirotrimestre de 2021, a taxa de investimento aumentou 0.1% na zona euro e permaneceuestável na UE. Entre os Estados-Membros para os quais existem dados disponíveis,oito registaram um aumento da taxa de investimento das famílias, com os valoresmais elevados na Áustria (+1.4%) e na Polónia (+1.1%). A taxa de investimentodas famílias permaneceu estável em três Estados-Membros e diminuiu em outrosquatro, com as maiores reduções observadas na Hungria (-3.6%) e Irlanda (-1.1%).


Figura 4 –Mudanças da Taxa de Investimento das Famílias (1º Trimestre de 2021)


Fonte: Eurostat.

André Marques