O banco central da Irlanda adicionou € 78milhões em ouro às suas reservas em novembro de 2021 (oque, ao preço de € 50432/kg em 30 de novembro de 2021, dá aproximadamente 1.7 toneladas.Nos meses anteriores, o banco central da Irlanda adicionou duas toneladas dometal amarelo às suas reservas. Foi a primeira compra do metal que o banco fez desde 2009.
Com estas compras de ouro feitas recentemente,o banco central da Irlanda aumentou suas reservas de ouro em 60%.
Funcionários do banco central não quiseramcomentar sobre a compra de ouro, dizendo apenas que as transações de ouro”são comercialmente sensíveis e nenhum outro comentário pode ser feitoneste momento.” Porém, é possível que o Banco Central da Irlanda esteja aaumentar suas reservas de ouro devido a preocupações com a inflação de preços.Gabriel Makhlouf, o presidente do banco central, disse, no mês passado, estar“preocupado” com o aumento da inflação de preços:
“Estou muito, muito consciente de que ainflação hoje está a impactar as famílias em todo o país. Não é tanto umaquestão de quanto tempo isto vai durar antes de eu começar a me preocupar. Émais uma questão de que se eu vir evidências de que os bloqueios não estão aser corrigidos, ou que coisas diferentes não estão a acontecer, então voucomeçar a me preocupar. Mas estou preocupado hoje.”
A inflação de preços da zona euro atingiu 4.9%em novembro de 2021. A Irlanda, por sua vez, registou uma inflação de preços anual de 5.3%, com umaumento do agregado monetário M2 de cerca de 240 trilhões de euros no final de2019 para cerca de 320.5 trilhões de euros em novembro de 2021:
Figura 1 – Inflação de Preços da Irlanda (DEZ2020-NOV 2021)
Fonte: Trading Economics – Elaboração Própria.
Figura 2 – M2 da Irlanda (2017-2021)
Fonte: Trading Economics – Elaboração Própria.
A Irlanda foi um dos países da zona euro quemais diminuiu sua dívida em relação ao PIB e os gastos públicos em relação ao PIB após a crise do euro de 2011. É um dospaíses com menos regulações e menores impostos da zona euro. Além disto, é o 5ºpaís mais economicamente livre do mundo, segundo o Índice de Liberdade Económica do Heritage Foundation.
André Marques