A liquidez do investimento em prata

Uma das maiores preocupações do novo investidor em prata física no Brasil é a liquidez de seu investimento. Ou seja, assim que eu comprar certa quantidade de barras ou moedas, será fácil revendê-las?

Claro que no Brasil o mercado de prata física para investimento ainda é muito pequeno, por uma série de razões. Primeiro porquê o brasileiro médio não está habituado a fazer poupança, nem para sua aposentadoria, confiando no INSS. Nos EUA, por exemplo, inclusive há um sistema de poupança para aposentadoria baseado na compra e armazenamento de prata física e ouro, que é imune à inflação, especialmente num país onde as taxas de juros hoje estão até negativas. Aqui, um certo ex-presidente da república orientou a grande massa a colocar o dinheiro do seu FGTS em ações da Petrobrás, só para ter mais para alimentar o esquema de roubo, lembra? Em seguida o valor das ações despencou, naturalmente….

É bem provável que essa situação de falta de poupança interna mude, com o susto que o governo deu nos desavisados com a última reforma da previdência. Inclusive, essa falta de poupança é um dos fatores que resultam nas absurdas taxas de juros no país, pois como o governo sempre gasta mais do que arrecada, tem que tomar dinheiro emprestado, e como esse dinheiro é escasso, a concorrência é alta, fazendo com que os grandes bancos elevem as taxas aos níveis que quiserem, pois o tomador (governo), vai pagar o que for preciso para manter sua máquina funcionando, na lógica atual. Mas lembre que no final é sempre o pagador de impostos que está arcando com essa farra.

Outra razão importante é que o país não produz quantidades significativas de prata, sendo que grandes volumes, inclusive para aplicações industriais, tem que ser importados. Mas em relação à isso, a grande defasagem da cotação da prata em relação ao ouro compensa os impostos e custos de importação, fazendo com que, mesmo no Brasil, ainda seja muito mais interessante investir em prata do que em ouro.

Leia mais em :a-liquidez-do-investimento-em-prata/