A Elementum tem o prazer de ser, pela primeira vez, uma parceira premium do relatório “In Gold We Trust”.
Enquanto o preço da prata subiu cerca de 6% na passada sexta-feira, continuando de uma forma impressionante a sua tendência ascendente, o relatório “In Gold We Trust” deste ano foi apresentado numa conferência de imprensa internacional. O título deste ano é “The New Gold Playbook”.
O relatório “In Gold We Trust” deste ano pode ser descarregado gratuitamente a partir da seguinte ligação:
https://ingoldwetrust.report/wp-content/uploads/2024/05/In-Gold-We-Trust-report-2024-english.pdf
O relatório “In Gold We Trust”, de quase 440 páginas, é reconhecido mundialmente e foi descrito pelo “Wall Street Journal” como o “padrão ouro de todos os estudos sobre ouro”. A edição do ano passado foi descarregada e partilhada cerca de 2 milhões de vezes. Este facto faz com que o relatório “In Gold We Trust”, o qual é publicado pela 18ª vez este ano, seja um dos estudos sobre ouro mais reconhecidos internacionalmente. Para além da versão alemã e inglesa, a publicação anual também é disponibilizada em chinês e espanhol há vários anos.
As principais mensagens do relatório “In Gold We Trust” 2024:
- O preço do ouro está a subir;
- As taxas de juro reais do dólar americano já não são o fator determinante do preço do ouro;
- Os bancos centrais e os mercados emergentes estão a influenciar cada vez mais o preço do ouro;
- O aumento dos custos de financiamento e os limites da sustentabilidade da dívida;
- A inflação mantém-se elevada;
- É altura de uma diversificação mais alargada;
- Objetivo a longo prazo (2030) para o preço do ouro: 4800 USD confirmados.
Breakout ou Fake-out: O Momento de Ouro para a Prata?
“Acho que a prata é a maior pechincha do planeta Terra”
Robert Kiyosaki
O mercado da prata é destacado nas páginas 330 – 346 e começa com uma citação de Robert Kiyosaki: “Penso que a prata é a maior pechincha do planeta Terra”.
Também é interessante notar que a prata teve um desempenho superior ao do ouro em 6 dos últimos 7 mercados em alta, desde 1967.
Tendo em conta a forte tendência da procura e o défice de oferta, os autores concluem: “Em resumo, as condições para um preço da prata materialmente mais elevado estão a reforçar-se a cada ano de défice de oferta que passa”.
Michael Saylor também é citado neste contexto: “Todas as minhas melhores ideias de investimento são coisas que ninguém consegue parar, que toda a gente precisa e que ninguém compreende.”
Com isto em consideração, nós na Elementum também estamos confiantes de que o preço da prata continuará a superar o do ouro, uma vez que o rácio ouro-prata ainda se encontra num nível elevado. As perspetivas e previsões positivas para os preços do ouro e da prata, em particular, indicam que o atual rácio ouro-prata irá mudar significativamente a favor da estratégia Elementum 7 estrelas no futuro – fiel ao slogan da Elementum “Mais com segurança”.