Os preços do ouro e da prata estão a disparar: comprar ou vender?

Após vários anos em um período de consolidação, o preço da prata tem vindo a aumentar desde o início do ano e subiu 25%, em euros.

O preço do ouro em euros, por sua vez, subiu 15% durante o mesmo período, provando mais uma vez que o metal branco tem um desempenho significativamente melhor do que o ouro – seu irmão mais velho – durante uma tendência de alta.

Um artigo recente aponta que dados industriais mais fortes do que o esperado, especialmente da China, impulsionaram a demanda por metais industriais, como cobre e prata. As previsões do Silver Institute mostram que a oferta global de prata será deficitária pelo quarto ano consecutivo, enquanto a demanda por metais industriais e preciosos deve atingir seu segundo nível mais alto de todos os tempos este ano.

Como um analista de mercado apontou, “a prata tem muito a recuperar na valorização dos preços, e o rompimento técnico desta semana, após um período de consolidação de vários anos, pode indicar o início de um longo mercado de alta”.

A escassez de prata está a fazer-se sentir no mercado

Daniel Ghali, analista de commodities do banco de investimento canadense TD Securities, espera uma tendência de alta de longo prazo para o metal branco. A força do metal reside na sua procura industrial, que representa mais de 50% do mercado físico. De acordo com Ghali, é aqui que reside o maior potencial da prata, enquanto o ouro só é comprado como metal monetário em tempos incertos. “Os mercados de prata hoje podem ser o comércio mais empolgante na transição energética em todo o complexo de commodities”, disse Ghali. “A transição energética é o zeitgeist de investimento desta década, e o impacto na prata é muitas vezes negligenciado.”

De acordo com o Silver Institute, espera-se que a demanda industrial por prata cresça 4% este ano, já que a demanda por energia solar e veículos elétricos continua a ser um pilar fundamental na transição global de energia verde. Ghali observou que esse forte crescimento da demanda, bem como o subinvestimento significativo no fornecimento de minas levaram a um déficit estrutural. Ghali acrescentou que esse desequilíbrio foi amplamente ignorado, já que os mercados se concentraram nas chamadas “minas urbanas”1.

No entanto, de acordo com Ghali, os mercados avaliaram mal a quantidade de prata realmente disponível – e essa escassez aumentará os preços da prata. “Por muitos anos, os participantes do mercado foram capazes de assumir com segurança que as reservas de prata de “mina urbana” são grandes o suficiente para atender a qualquer crescimento na demanda”, disse Ghali. “Hoje, acreditamos que essa suposição pode ser contestada nos próximos 12 a 24 meses.”

Ghali disse que a demanda industrial, impulsionada pela transição de energia verde, transformou completamente o mercado de prata. Ele destacou que, em 2019, esperava-se que levassem 165 anos para esgotar as reservas de prata de “mina urbana”. “A potencial atividade de compra de ETF associada a um ciclo típico de corte de juros do Fed pode encurtar drasticamente esse período.

Isso representa um risco de liquidez significativo [ou seja, escassez] para os mercados de prata e confirma um potencial cenário de escassez da prata no horizonte”, disse ele. Algum alívio desta pressão pode eventualmente ajudar a trazer a prata em falta de volta aos mercados, mas isso exigirá preços mais altos.” 

1Nota do tradutor: Escolhemos a expressão técnica “mina urbana” para designar o mercado de prata reciclável já existentes, mineradas e em circulação, em oposição ao metal que ainda está para ser minerado. Uma parte importante do mercado é a prata reciclável, já em circulação e aplicadas em diversos produtos e indústrias.

Comparação de desempenho

Se olharmos para o desempenho do ouro e da prata nos últimos quatro anos, podemos ver que o preço da prata, em euros, aumentou 130% – mais do dobro do ouro, que ficou nos 60%:

 

Enquanto o preço do ouro está fazendo manchetes por repetidamente atingir novos recordes, a prata ainda está um pouco atrasada – o que não é uma desvantagem, mas uma oportunidade extraordinária para os investidores de prata.

Enquanto o preço do ouro, em euros, está atualmente 57% acima do seu máximo de 2012, o preço da prata (atualmente pouco menos de 26 euros por onça) precisa de aumentar 35% apenas para atingir o seu máximo de 2011 (35 euros por onça).

Assim, o preço da prata, em euros, teria de praticamente duplicar apenas para alcançar o nível de preços atual do ouro – e, como sabemos, a prata tem um desempenho ainda melhor do que o ouro nestas fases posteriores de bull markets nos metais, como mostra o gráfico seguinte (ou seja, a curva preta da prata está acima do amarelo do ouro):

 

O atual rácio ouro-prata (relação de preço entre ouro e prata) mostra que a prata ainda é a melhor escolha no momento. Porque o rácio ainda está num nível elevado!

Apenas três vezes antes na história a prata foi mais barata ou tão barata como é hoje em comparação com o ouro. E sempre que a prata esteve tão barata com relação ao ouro, ocorreu uma “correção” correspondente depois, ou seja, esta relação de preços caía, tornando o ouro mais barato novamente em comparação com a prata.

 

 

Em termos concretos, isto significa que atualmente é melhor comprar prata do que ouro, uma vez que este rácio de preços ouro-prata indica uma correção para o intervalo mais baixo. Para que a relação caia durante uma tendência de alta em ambos os metais, a prata precisa subir mais do que o ouro. Como vimos no início, este também é o caso: a prata tem subido significativamente mais do que o ouro desde o início do ano – e desde 2020.

Assim que o rácio tiver caído abaixo da marca dos 70, os investidores em prata devem considerar mudar lentamente (ou imediatamente) para o ouro. O gráfico acima mostra as duas fases (destacadas em amarelo) em que era lucrativo acumular reservas de ouro (em vez de prata), pois o ouro era barato em comparação com a prata – e esta proporção subia da faixa mais baixa.

 

Fonte: Tim Hack (9 de março de 2024)

Fonte : FormulaStocks (4 de março de 2024)

Resultado

Em conclusão, coloca-se a questão de saber se é melhor comprar ou vender, tendo em conta o atual aumento dos preços dos metais preciosos. Os desenvolvimentos recentes mostram claramente que a prata tem um desempenho excecional em relação ao ouro nestas fases. Embora o ouro esteja, sem dúvida, no centro das atenções e a atingir novos máximos históricos, a prata ainda permanece um pouco nas sombras – mas é exatamente aqui que reside a oportunidade para os investidores inteligentes, uma vez que as condições fundamentais falam claramente para um maior potencial de valorização do preço da prata.

As estatísticas dos últimos anos ilustram de forma impressionante que a prata – em termos de valorização dos preços – supera claramente o ouro. Nos últimos quatro anos, o preço da prata, em euros, aumentou mais do dobro do que o ouro em termos percentuais. Além disso, o atual rácio ouro-prata mostra que a prata está mais atraente do que o ouro. Historicamente, a prata raramente esteve tão barata em comparação com o ouro como hoje em dia – e tais períodos têm sido geralmente seguidos por uma correção, ou seja, depois há uma mudança na relação em favor do ouro.

Dados os fundamentos do mercado e o fato de que a prata sobe muito mais rápido do que o ouro durante as tendências de alta, pode valer a pena comprar prata em vez de vendê-la neste momento. Um novo aumento acentuado no preço da prata não seria surpreendente, e os investidores podem se arrepender de perder esse ganho potencial. No passado, muitas vezes a prata não só subiu uns “míseros” 25% durante estas fases – antes pelo contrário, normalmente mais do que duplicou o seu preço.

Como ilustra o gráfico de preços do ouro a seguir, nas últimas três vezes em que o ouro saiu de uma alta significativa (ou seja, após um movimento lateral, de consolidação, de vários anos), houve um movimento impulsivo de 350% como resultado. Isso levaria o ouro a cerca de US$ 8.600 desta vez – e se a prata continuar a subir o dobro do ouro, o metal branco ficaria em torno de US$ 200.

 

Fonte: DowGoldEquals1 (6 de abril de 2024)

Portanto, pode fazer sentido aumentar agora os investimentos em prata. Assim que o rácio ouro-prata cair abaixo de um determinado valor, pode-se então considerar a mudança para o ouro. De qualquer forma, é evidente que a prata é atualmente uma oportunidade de investimento promissora que deve ser explorada.

Isso é especialmente verdadeiro quando há contratempos de curto prazo ou fases de consolidação no preço da prata, que não são incomuns durante uma tendência de alta de longo prazo, mas podem ser classificados como saudáveis.

Etiquetas :

Sem categoria

Partilhar :

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.