Quais Foram os 10 Maiores Produtores de Ouro do Mundo em 2022?

A produção das mineradoras de ouro aumentou modestamente em 2022, mas permaneceu abaixo do nível pré-pandemia. A produção anual das mineradoras de ouro atingiu 3612 toneladas no ano passado, um aumento de 1% em relação a 2021 e a maior produção desde 2018. Mas a produção de ouro ainda não alcançou o pico atingido em 2018. Olhando para a tendência mais longa, a produção de ouro estagnou nos últimos anos, mesmo representando o impacto da pandemia.

 

Depois de desacelerar por vários anos, a produção das mineradoras de ouro diminuiu 1% em 2019. Embora aquele ano tenha marcado o primeiro declínio absoluto da produção de ouro desde 2008, continuou uma tendência geral de diminuir a produção das mineradoras.

 

A produção de ouro geralmente aumentou a cada ano desde a década de 1970. Houve uma queda da produção em 2008, mas isso foi uma espécie de anomalia, pois ocorreu no início da crise financeira de 2008. A recente desaceleração da produção das mineradoras é mais preocupante. Na verdade, muitos especulam que podemos estar no “pico do ouro” (o ponto em que a quantidade de ouro extraído da terra começará a diminuir a cada ano). Alguns players proeminentes da indústria de mineração acham que estamos perto desse ponto.

 

Dado este cenário, veja quais os países produziram mais ouro em 2022:

 

1º) China (330 toneladas): A China classificou-se como o maior produtor mundial de ouro por muitos anos, mas a produção caiu nos últimos seis. A produção das mineradoras caiu 2 toneladas no ano passado. Regulamentações ambientais mais rígidas prejudicaram a produção das mineradoras.

 

2º) Austrália e Rússia (Empate – 320 toneladas): A produção das mineradoras russas caiu mais de 10 toneladas em 2022, enquanto a Austrália registou um aumento de 5 toneladas na produção de ouro. Ambos terminaram 2022 produzindo 320 toneladas de ouro. A Rússia produz grande parte do ouro consumido na Europa, mas o governo da Rússia é o maior comprador de ouro russo. Até 2021, a Rússia aumentou a produção todos os anos desde 2010. A Austrália aumentou a produção das mineradoras de ouro por oito anos consecutivos, até uma queda em 2021. A indústria de minerais (incluindo o ouro) representa cerca de metade das exportações totais da Austrália.

 

4º) Canadá (220 toneladas): O Canadá ultrapassou os EUA para ocupar o 4º lugar em 2021 e manteve essa posição no ano passado, produzindo 220 toneladas de ouro. A produção das mineradoras aumentou pouco mais de 14% no ano passado.

 

5º) Estados Unidos (170 toneladas): Em 2020, a produção de ouro nos EUA caiu para abaixo de 200 toneladas pela primeira vez em anos. E a produção das mineradoras continuou a diminuir desde então. No ano passado, os EUA extraíram 170 toneladas de ouro. Em 2021, foram 186 toneladas.

 

6º) México e Cazaquistão (Empate – 120 toneladas): O México saltou do 8º maior produtor de ouro em 2021 para o 6º em 2022 com 120 toneladas de ouro extraídas. Enquanto isso, o Cazaquistão estava longe dos 10 primeiros em 2021. No passado, a produção das mineradoras do Cazaquistão era em média de apenas 10 toneladas de ouro.

 

8º) África do Sul (110 toneladas): A África do Sul caiu do top 10 em 2020, mas voltou ao 10º lugar em 2021. Embora a produção de ouro tenha caído cerca de 2 toneladas no ano passado, o país conseguiu subir para o 8º lugar devido ao declínio produção em outros países. A África do Sul já liderou o mundo em produção de ouro. Um estudo de 2018 projetou que a África do Sul poderia ficar sem ouro dentro de quatro décadas. Os analistas dizem que, com os atuais níveis de produção, o país tem apenas 39 anos de reservas de ouro acessíveis.

 

9º) Peru e Uzbequistão (Empate – 100 toneladas): O Peru ficou em 7º lugar em 2021, mas um declínio de 27 toneladas na produção das mineradoras o derrubou na lista. O Uzbequistão teve uma queda de 5 toneladas na produção, mas subiu uma posição no ranking.

 

Se atingimos o pico do ouro ou não, permanece discutível. Independentemente disso, a indústria do ouro pode estar entrando em um período de longo prazo (e possivelmente irreversível) de menos ouro disponível. Como as mineradoras acham mais difícil extrair ouro da terra, isso significará menos ouro para as refinarias produzirem para o mercado consumidor. Lembremos que ouro possui valor (em grande parte) devido a sua escassez.

 

 

André Marques

Etiquetas :

Sem categoria

Partilhar :

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.