As Tendências dos Investimentos em Prata na Índia

Com a introdução de novos produtos de investimento, os investidores indianos agora têm maiores oportunidades de investir em prata para além da prata física, que tradicionalmente tem sido sua maneira preferida de investir no metal branco, de acordo com um relatório Trends in Indian Investment Demand, do Silver Institute.

 

Sendo a sexta maior economia do mundo e principal fabricante de prata, a Índia também desempenha um papel essencial na demanda por investimentos em prata e ouro, historicamente reconhecidos no país como ativos de poupança e investimento, um reflexo da baixa penetração de bancos e outros produtos financeiros. Hoje, com novos produtos de investimento disponíveis para investidores indianos, o papel da Índia no investimento em prata tem potencial para crescer.

 

Desde 2010, o investimento físico em prata da Índia (barras e moedas) representa 1/3 da demanda total de prata na Índia. Durante esse período, os investidores de retalho indianos compraram cerca de 730 Moz (1 Moz = 1 milhão de onças) de prata, representando 90% da produção global das mineradoras de prata em 2022. No entanto, o relatório observa que, desde 2014, algumas políticas notáveis e mudanças regulatórias na Índia alteraram estruturalmente o investimento em metais preciosos, potencialmente limitando o investimento físico. Essas mudanças incluíram o esforço do governo para fornecer serviços bancários para toda a população e a repressão à sonegação de impostos e transações em dinheiro. Essas mudanças, no entanto, serviram para estimular novas opções de investimento em prata.

 

Figura 1 – Importações de Barras de Prata pela Índia (Moz)

Fonte: Indian Customs; Silver Institute.

 

Figura 2 – Investimento em Prata Física na Índia (Moz)

Fonte: Metals Focus; Silver Institute.

 

Figura 3 – Investimentos em Barras e Moedas de Prata na Índia (Moz)

Laranja (Barras); Moedas (Cinza).

Fonte: Metals Focus; Silver Institute.

 

Atualmente os investidores indianos podem escolher entre sete Exchange Traded Products (ETPs) e cinco fundos de fundos ETP de prata. “No final de 2022, as posições dos ETP de prata na Índia eram estimados em 8 milhões de onças, um bom começo, dado que esses produtos só foram lançados no final de 2021”, mencionou o relatório.

 

Outra nova área de investimento na Índia é a “prata digital”, que permite aos investidores comprar prata por um preço baixo, dependendo da plataforma. A prata é então armazenada em cofres segurados pelo vendedor em nome do cliente, que pode vendê-la de volta na mesma plataforma ou receber a entrega física na forma de moedas ou ouro (após o pagamento das taxas de entrega e cunhagem). A prata digital representa outro novo capítulo de investimento em prata na Índia, e já nove empresas oferecem esses produtos.

 

Outra nova arena potencial para investimento em prata são os futuros na India International Bullion Exchange (IIBX), lançada em agosto de 2022. O relatório afirma: “A IIBX permite que fabricantes de joias e negociantes de ouro indianos importem ouro diretamente de fornecedores estrangeiros por meio da bolsa por negociação de Bullion Depository Receipts (BDRs). Embora a bolsa só permita a importação de ouro e o comércio de ouro por meio de contratos a pronto, as autoridades esperam que a importação e o comércio de prata sejam eventualmente permitidos”.

 

Embora esses novos investimentos em prata devam aumentar com a crescente conscientização dos investidores, os indianos ainda preferem manter o produto físico na forma de barras, moedas e joias. Segundo dados do Silver Institute, desde 2010, o investimento físico em prata na Índia (barras e moedas) representou um terço da demanda total de prata indiana. Durante esse período, os investidores de retalho indianos compraram cerca de 730 milhões de onças de prata. No ano passado, o investimento em prata física na Índia saltou para 79.4 milhões de onças (figura 2), o maior total desde 2015. Isso representa um recorde para as importações indianas de prata, que aumentaram no ano passado para 304 milhões de onças (superando facilmente o recorde de 2015 de 260 milhões de onças).

 

 

André Marques

Etiquetas :

Sem categoria

Partilhar :

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.