Relatório da Oxford Economics Sugere Alocação de Prata em Portfólios

O relatório de notícias do Silver Institute de outubro de 2022 menciona que as carteiras de múltiplos ativos se beneficiariam ao adicionarem uma alocação de prata de 4% a 6%, de acordo com uma nova pesquisa da Oxford Economics. Esta alocação sugerida é significativamente maior do que as alocações atuais de 0.2% de prata pela maioria dos investidores institucionais e individuais.

 

O novo relatório, The Relevance of Silver in a Global Multi-Asset Portfolio, foi encomendado pelo Silver Institute para explorar os retornos ajustados ao risco de portfólios modelo com diferentes níveis de exposição à prata. O relatório apontou: “A prata é frequentemente negligenciada nessas decisões de alocação de ativos em favor do ouro, apesar de ter suas próprias características de retorno únicas”. Como mais da metade da prata é utilizada em aplicações industriais, a prata tende a ser mais sensível do que o ouro às tendências do ciclo industrial global, contribuindo para sua maior volatilidade, o que é desejável em um portfólio diversificado.

 

Figura 1 – Demanda de Ouro (Esquerda) e Prata (Direita) em 2019

Cinza (Bancos Centrais); Amarelo (Investimento); Azul, Gráfico da Esquerda (Joias); Azul, Gráfico da Direita (Joias e Talheres); Vermelho (Aplicações Industriais).

Fonte: Silver Institute/Metals Focus.

 

Para examinar os benefícios de longo prazo de manter a prata em um portfólio, a Oxford Economics comparou o desempenho histórico da prata com uma série de classes de ativos tradicionais (incluindo ações, títulos de dívida, ouro e outras commodities) de janeiro de 1999 a junho de 2022. Eles descobriram que a prata mostrou ter uma correlação histórica relativamente baixa com outras classes de ativos além do ouro, sugerindo o valioso potencial de diversificação da prata em carteiras de investimento.

 

As simulações prospetivas também sugeriram alocação ideal de prata com base na tolerância ao risco de um investidor, conforme mostrado no gráfico a seguir:

 

Figura 2 – Alocações Ideias para Prata por Limite de Risco, em % do Portfólio (2022 – 2032)

Low Risk (Baixo Risco); Medium Risk (Risco Médio); High Risk (Risco Alto).

Fonte: Silver Institute/Oxford Economics.

 

O estudo concluiu: “Com base na análise de mais de 20 anos de dados históricos do mercado, nossas simulações indicam que um portfólio de investimento eficiente para um investidor de risco médio teria uma alocação de 4.9% em prata. Além disso, ao olhar para a próxima década, nossas projeções económicas e o fortalecimento da perspetiva de demanda estrutural para a prata indicam uma alocação de portfólio ideal de risco médio ainda maior para a prata (6%). Com os portfólios de investimentos tendo apenas exposição indireta de cerca de 0.2% à prata, isso sugere que os gerentes de investimento devem considerar uma alocação mais significativa para a prata”.

 

ATENÇÃO! Este Artigo tem propósitos exclusivamente INFORMATIVOS e não deve ser levado como uma recomendação de alocação de prata em uma das proporções mencionadas acima.

 

 

André Marques

Etiquetas :

Sem categoria

Partilhar :

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.