Segundo o relatório 2022 Interim Silver Market Review, publicado pelo Silver Institute, a demanda por prata deve atingir níveis recordes até o final de 2022, impulsionada por novos recordes da demanda industrial, investimento em prata física e demanda de joias e talheres.
A demanda global de prata está projetada para atingir um novo recorde 1.21 mil milhões de onças em 2022. Isso representaria um aumento de 16% em relação a 2021.
Figura 1 – Demanda Global de Prata (Em Milhões de Onças)
Jewelry & Silverware (Joias e Talheres); Physical Investment (Investimento em Prata Física); Industrial (Demanda Industrial); Hedging (posições de redução de risco tomadas para limitar as perdas potenciais em um investimento); Photography (Fotografias); 2022E (Estimativa para 2022).
Fonte: Silver Institute.
A oferta de prata, por sua vez, deve ser maior em 2022 (2%) do que em 2021.
Figura 2 – Oferta Global de Prata (Em Milhões de Onças)
Mine Production (Produção de Mineradoras); Scrap (Sucata); Official Sector (Vendas de Governos); 2022E (Estimativa para 2022).
Fonte: Silver Institute.
Porém, a demanda ainda deve permanecer maior do que a oferta, gerando um défice (o que, afirma o Silver Institute, deve se repetir nos próximos anos) recorde de 194 Moz (1 Moz = 1 milhão de onças) no mercado de prata em 2022:
Figura 3 – Saldo Comercial do Mercado de Prata (Eixo da Esquerda, em Moz)
Surplus (Superávit); Deficit (Défice); Azul (Saldo Superavitário ou Deficitário); Linha Azul (Preço da Onça de Prata em Dólares Americanos).
Fonte: Silver Institute.
Um fator que influencia a oferta de prata são os custos das mineradoras, que tiveram uma diminuição anual de 10% (atingindo US$ 9.72 por onça) no 1º semestre de 2022 devido ao aumento dos by-product credits (receitas obtidas com outros metais extraídos ao se extrair o metal primário, neste caso, a prata). Estes custos são calculados pela métrica AISC (All-in Sustaining Costs), que inclui os custos de trabalho e materiais + custos de manutenção e de investimentos para cumprir as exigências regulatórias + custos de exploração + custos gerais e administrativos. Entretanto, afirma o Silver Institute, essa queda dos custos foi superada pelo declínio de 12% do preço da prata no mesmo período, o que levou a uma redução anual (13%) da média das margens de lucro das mineradoras.
Os custos de energia, por sua vez, aumentaram (figura 4), o que aumenta os custos de combustível e energéticos para as mineradoras. Porém, isto foi anulado pelo aumento dos preços dos metais (figura 5), o que levou ao aumento dos by-product credits no 1º semestre de 2022.
Figura 4 – Preços do Petróleo Brent e do Gás Natural (Indexados à Base de 100)
Azul Claro (Petróleo Brent); Azul Escuro (Gás Natural).
Fonte: Silver Institute.
Figura 5 – Preços dos Metais Preciosos (Indexados à Base de 100)
Amarelo (Ouro); Laranja (Cobre); Verde (Chumbo); Cinza (Zinco).
Fonte: Silver Institute.
A demanda institucional por prata enfrentou resistências devido ao aumento das taxas de juro pelo Federal Reserve (o banco central dos EUA). Isso levou a uma diminuição dos investimentos em ETF’s de prata de aproximadamente 120 Moz em relação ao final de 2021. Entretanto, os investimentos em ETF’s de prata ainda estão em níveis historicamente altos.
Figura 6 – Posições em ETF’s de Prata
Posições em ETF’s de Prata, em Moz (Área Azul, Eixo da Esquerda); Valor em Milhares de Milhões de Dólares Americanos (Linha Vermelha, Eixo da Direita).
Fonte: Silver Institute.
Porém, a demanda por prata física tem sido robusta. Está a caminho de aumentar 18%, atingindo 329 Moz este ano. Segundo o Silver Institute, “o suporte veio dos temores dos investidores quanto a alta inflação de preços e a guerra Rússia-Ucrânia, preocupações com a recessão e desconfiança no governo.”
Figura 7 – Investimentos em Barras e Moedas de Prata (Eixo da Esquerda, em Moz)
Laranja (América do Norte); Azul (Europa); Amarelo (Outros); Linha Vermelha, Eixo da Direita (Preço da Onça de Prata em Dólares Americanos); Q1-15 (1º Trimestre de 2015); Q1-17 (1º Trimestre de 2017); Q1-19 (1º Trimestre de 2019); Q1-21 (1º Trimestre de 2021).
Fonte: Silver Institute.
Isto foi impulsionado por um aumento da demanda indiana em 2022, ainda maior do que o aumento registado em 2021 após uma queda significativa em 2020.
Figura 8 – Investimentos em Barras e Moedas de Prata (Eixo da Esquerda, em Moz)
Laranja (EUA); Azul (Índia); Amarelo (Alemanha); Verde (Outros); Linha Azul, Eixo da Direita (Preço da Onça de Prata em Dólares Americanos); 2022E (Estimativa para 2022).
Fonte: Silver Institute.
A demanda industrial representa mais de 60% do uso de prata a cada ano e está a caminho de atingir um novo recorde de 539 Moz em 2022 (um aumento de 5%, conforme a figura 9). A energia verde ajudou a aumentar a demanda industrial, com mais prata sendo usada para produzir painéis solares (figura 10). A eletrificação de veículos também está a impulsionar a demanda industrial, juntamente com a adoção de tecnologias 5G. De acordo com o Silver Institute, a demanda nesses mercados ajudou a prata a superar os ventos macroeconómicos contrários à medida que a economia global desacelerou.
Figura 9 – Demanda Industrial por Prata em Moz
Azul Claro (Setores Elétrico e de Produtos Eletrónicos); Azul Escuro (Ligas para Brasagem); Laranja (Outros); 2022E (Estimativa para 2022).
Fonte: Silver Institute.
Figura 10 – Demanda de Prata para Produção de Veículos LDV e Painéis Solares
Linha Azul Clara (Veículos LDV); Linha Azul Escura (Painéis Solares); Eixo da Esquerda (Milhares de Unidades); Eixo da Direita (Gigawatts); 2022E (Estimativa para 2022).
Fonte: Silver Institute.
A demanda por joias e talheres de prata deve ter um aumento de 29% (atingindo 235 Moz) e de 72% (atingindo 73 Moz), respectivamente, em 2022. O Silver Institute afirma que uma recuperação sem precedentes da demanda indiana está a aumentar a demanda nessas categorias. “Isso foi parcialmente impulsionado pelo forte reabastecimento de estoque antes da temporada festiva e de casamentos, após forte esgotamento de estoque em 2021.”
Figura 11 – Demanda por Joias e Talheres de Prata (Eixo da Esquerda, em Moz)
Jewelry (Joias); Silverware (Talheres); Azul (Índia); Verde (Outros); Linha Azul, Eixo da Direita (Preço da Prata em Dólares Americanos); 2022E (Estimativa para 2022).
Fonte: Silver Institute.
O relatório também menciona que o aumento das taxas de juro pelo banco central dos EUA e a apreciação do dólar americano em relação a outras moedas (euro, iene japonês, libra esterlina, dólar canadense, coroa sueca e franco suíço) são as causas fundamentais para a diminuição do preço da prata em 2022.
André Marques