Fale Connosco

+351 255 214 495 

(Chamada para rede fixa nacional)

ETF’s de Ouro Tiveram um Fluxo de Entrada de 42.8 Toneladas em Abril de 2022

blank

blank


Os ETF’s de ouro registaram um fluxo deentrada líquido de 42.8 toneladas em abril de 2022, com os ETF’s europeus a liderarem. Foi o pelo quarto mês consecutivo defluxos de entrada nos ETF’s de ouro. Em janeiro, o fluxo de entrada foi de 46.3toneladas35.5 toneladas187.3 toneladas. No total deste ano, os ETF’s de ouro tiveram um fluxo de entrada de 313.5toneladas.


As entradas em abril elevaram o total de ouronestes ETF’s para 3868.6 toneladas, apenas 1% (54 toneladas) abaixo da altahistórica de 3922 toneladas registada em novembro de 2020, segundo o World GoldCouncil (WGC).


A inflação desenfreada, a fraqueza das ações ea tensão geopolítica forneceram ventos favoráveis para o ouro em abril, mas orápido aumento das taxas de juros nos EUA e em outros países, criou ventoscontrários ao ouro no final do mês.


Apesar disto, os fluxos para ETF’s de ouro nãoforam dissuadidos, com quase todas as regiões registando fluxos de entrada.


A Europa liderou com entradas de ouro de 25.9toneladas. Isto elevou os ativos sob gestão regional dos ETF’s de ouro para umnovo recorde de 1692 toneladas. Os fluxos regionais concentraram-se novamenteno Reino Unido, Alemanha e França. Os ETF’s nestes três países atingiram umnível recorde de ativos sob gestão durante o mês. De acordo com o WGC, “osinvestidores europeus continuam a buscar exposição ao ouro em meio ao cenáriode taxa de inflação recorde exacerbada por preocupações com o fornecimento deenergia, crescimento económico mais lento e agitação geopolítica”.


Os ETF’s de ouro norte-americanos adicionaram17.5 toneladas do metal em abril.


Segundo o WGC: “Embora as expectativas deelevação das taxas de juro tenham aumentado durante o mês, as preocupações dosinvestidores com o crescimento económico mais lento e a alta taxa de inflaçãonão diminuíram, impulsionando a demanda por proteção de património como ouro ecommodities.”


A Ásia foi a única região que registou umfluxo de saída em ETF’s de ouro, com um declínio modesto de 1 tonelada. Asvendas dos ETF’s de ouro chineses foram o principal fator. De acordo com o WGC,os investidores chineses estão a registar lucros com a alta do preço do ourolocal.


ETF’s em outras regiões, incluindo aAustrália, tiveram entradas líquidas de ouro de 0.5 tonelada.


Até agora, em 2022, os fluxos de entrada nosETF’s de ouro (que totalizaram US$ 19 mil milhões) superaram as saídas de US$ 9mil milhões em 2021.


Em 2021, os ETF’s de ouro tiveram um fluxo de saídaglobal de 173 toneladas, já que grandes fundos norte-americanos perderam ativosem linha com os preços mais baixos do ouro. A crescente perceção de que o Fed não será capaz de combater a inflação sem afundar a economia junto com a turbulência geopolítica deu um impulso ao ouro nos primeiros quatromeses de 2022.


Os fluxos de entrada de ouro em ETF’s têmefeitos significativos no mercado mundial do metal, elevando a demanda geral.


É importante destacar a diferença de investirem ETF’s de ouro e em ouro físico.


ETF’s de ouro são lastreados por ouro físicoem posse do emissor e são transacionados no mercado, como ações. ETF’s permitemaos investidores comprarem ouro sem terem de comprar onças inteiras ao spotprice. É possível vender e comprar diversas vezes ao longo do dia, sendo uminstrumento muito utilizado por investidores mais especulativos, como traders.


ETF’s de ouro também são uma boa opção(dependendo dos objetivos do investidor), porém, não são um substituto do ourofísico. É necessário considerar que, ao adquirir ETF’s de ouro, o investidornão possui realmente propriedade sobre o metal.


Ouro Físico é mais adequado para a obtenção deuma reserva de valor e investimento a médio e longo prazo. É adequado paramanter (ou aumentar, já que o ouro não é inflacionado) o poder de compra aolongo do tempo. Veja aqui como o padrão ouro aumentou o poder de compra nos EUAno século XIX.


Veja mais detalhes sobre as diferenças entreETF’s de ouro e ouro físico aqui.



André Marques

Etiquetas :

Sem categoria

Partilhar :

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.