Emissões de Títulos em Portugal | Fevereiro de 2022



O Banco de Portugal publicou os dados de fevereiro de 2022 sobre asemissões e amortizações de títulos em Portugal.


Em fevereiro de 2022, as emissões de títulosforam superiores às amortizações em 3 mil milhões de euros, sobretudo devido àsemissões de títulos de dívida (que excederam as amortizações em 2.6 mil milhõesde euros).


Figura 1 – Títulos Emitidos, por Instrumento |Emissões Deduzidas de Amortizações, em Milhões de Euros


Fonte: Banco de Portugal.


O setor que mais contribuiu para esteresultado foi o das administrações públicas, com as emissões a excederem asamortizações em 2.9 mil milhões de euros, seguindo-se as sociedadesfinanceiras, com 200 milhões de euros. Já as sociedades não financeirasamortizaram títulos num montante superior ao emitido em 100 milhões de euros.


Figura 2 – Títulos Emitidos, por SetorInstitucional | Emissões Deduzidas de Amortizações, em Milhões de Euros


Fonte: Banco de Portugal.


O valor total de títulos emitidos porentidades residentes em Portugal diminuiu 3.6 mil milhões de euros, para 485.8mil milhões no final de fevereiro de 2022 (figura 3). Esta redução foiessencialmente motivada pelas desvalorizações dos títulos emitidos porresidentes (6.2 mil milhões de euros). O valor dos títulos emitidos porsociedades não financeiras diminuiu 2.6 mil milhões de euros (figura 4), emresultado das desvalorizações de ações. O valor dos títulos emitidos porsociedades financeiras aumentou 400 milhões (figura 4), impulsionado pelasemissões de títulos de dívida, que mais do que compensaram as amortizações. Jáos títulos emitidos pelas administrações públicas registaram um decréscimo de 1.4mil milhões de euros (figura 4), devido à desvalorização dos títulos de dívidapública.


Figura 3 – Títulos Emitidos, por Tipo deInstrumento | Valor Total em Fim de Mês, em Milhões de Euros


Fonte: Banco de Portugal.


Figura 4 – Títulos Emitidos, por SetorInstitucional | Valor em Fim de Mês, em Milhões de Euros


Fonte: Banco de Portugal.


O Banco de Portugal também afirmou que dototal de 305.9 mil milhões de euros em títulos de dívida vivos no final defevereiro, estavam previstas, para os 12 meses seguintes, amortizações de 43.7mil milhões de euros, o que corresponde a 14.3% do total.


Destacavam-se as administrações públicas (comamortizações de 9.3 mil milhões de euros calendarizadas para outubro de 2022) eas sociedades financeiras (com amortizações de 3.4 mil milhões de euros emjulho de 2022). As sociedades não financeiras contabilizavam 3.7 mil milhões deeuros de amortizações previstas para março de 2022. Este último valorcorresponde, em larga medida, a papel comercial (um instrumento definanciamento de curto prazo muito utilizado pelas empresas portuguesas e que éhabitualmente objeto de renovação, isto é, de amortização acompanhada de novaemissão, igualmente de curto prazo). É, por isso, previsível que se registesistematicamente um valor elevado de amortizações calendarizadas para os 30dias após o fim do mês.


Figura 5 – Amortizações Calendarizadas deTítulos de Dívida, Em Milhões de Euros


Fonte: Banco de Portugal.



André Marques

Etiquetas :

Sem categoria

Partilhar :

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.