Bancos Centrais Adicionaram 199.2 toneladas de Ouro em suas Reservas no 2º Trimestre



Há algumassemanas trouxemos aqui informações sobre as compras de ouro por bancos centrais em maio. Agora, atualizamosas informações com os valores de todo o segundo trimestre.


Globalmente, osbancos centrais adicionaram um total líquido de 199.2 toneladas de ouro no 2º trimestre de 2021. Este foi o maior valor de comprastrimestrais desde o 2º trimestre de 2019. Com isto, o valor total de todo osemestre foi de 333.2 toneladas, de acordo com o World Gold Council (WGC) -Conselho Mundial do Ouro, sediado em Londres.Isto é 39% maior que a média dos primeiros semestres dos últimos cinco anos e 29%maior que a média dos primeiros semestres dos últimos dez anos.


As reservas deouro da Tailândia aumentaram 90.2 toneladas. O país foi o maior comprador durantea primeira metade do ano. Sethaput Suthiwartnarueput, presidente do Banco Centralda Tailândia, afirmou que o ouro vai de encontro aos objetivos de segurança,retorno do investimento, diversificação, e proteção contra riscos.


A Hungria acrescentou63 toneladas. O Banco Nacional da Hungria citou as crescentes dívidas dosgovernos e inflação ao redor do globo como um motivo para possuir mais ouro. Emum comunicado, afirmou: “Como não possui risco de crédito ou de contraparte [oouro não é um passivo de nenhuma parte, diferente, por exemplo, da moedafiduciária de curso forçado – como euro, dólar americano, dólar canadense, realbrasileiro, franco suíço, etc – que é um passivo do banco central], o ouro facilitao reforço à confiança em um país em todas as condições económicas.”


O Brasil foioutro grande comprador durante o 1º semestre, adicionando 53.7 toneladas deouro entre maio e junho. Foi o primeiro aumento significativo das reservas de ourobrasileiras desde novembro de 2012. O total das reservas de ouro encontra-se em121.1 toneladas (2% do total das reservas), o maior valor desde novembro de2000.


As vendas brutastotalizaram 41.5 toneladas no primeiro semestre, com cinco bancos centraisreduzindo suas reservas de ouro em uma tonelada ou mais.


As Filipinasreduziram suas reservas de ouro em 27.2 toneladas. Rússia (6.2 toneladas),Alemanha (3.3 toneladas), Emirados Árabes Unidos (2 toneladas) e o Cazaquistão(1.9 toneladas) também registaram declínio das reservas de ouro. As vendasrecentes da Rússia e da Alemanha parecem estar relacionadas, ao menos em parte,aos seus programas de cunhagem de moedas.


Krishan Gopaul, analistado WGC, afirmou que o aumento da demanda corresponde a uma pesquisa recente queconcluiu que os bancos centrais continuam positivos em relação ao ouro. “Continuamos à espera de que os bancos centrais sejam compradores líquidosdurante todo o ano de 2021.”

 

A pesquisa tambémrevelou a deterioração da fé no dólar americano (USD) e uma tendência contínuade desdolarização (diminuição das reservas em USD por parte dos bancos centrais).


“Os entrevistadoscontinuam a prever mudanças estruturais de longo prazo no sistema monetáriointernacional, continuando a tendência indicada na pesquisa do ano passado. Avisão em relação ao dólar americano apresentou tendência de queda, com metadedos entrevistados afirmando que o dólar cairá abaixo de sua proporção atual. Osbancos centrais continuam a pensar que a proporção do renminbi chinês vaiaumentar, com 88% dizendo que vai crescer além dos níveis atuais.”


Em junho, houveum aumento líquido global de 32 toneladas nas reservas de ouro. O Brasilliderou, comprando 41.8 toneladas. Isso foi parcialmente compensado por algumasgrandes vendas.


A Índia voltou aentrar no mercado de ouro, adicionando 9.4 toneladas. Foi a primeira grandecompra indiana desde março. A Índia adicionou 28.99 toneladas de ouro desde oinício do ano.


Outros compradoresforam: República Checa (0.5 toneladas), México (0.2 toneladas), Polónia (1.2 toneladas),Sérvia (0.2 toneladas), Uzbequistão (5.3 toneladas) e Zâmbia (0.1 toneladas).


O Cazaquistão foium vendedor em junho, desfazendo-se de 19.8 toneladas de ouro. O país tem sidoum comprador consistente de ouro durante os últimos dois anos.


A Turquia, porsua vez, vendeu 6.8 toneladas de ouro em junho.


Depois derecordes de compras de ouro por parte dos bancos centrais em 2018 e 2019, houveuma diminuição em 2020, quando o total de compras foi de 273 toneladas. Em2019, as compras totalizaram 650.3 toneladas; em 2018, 656.2 toneladas. Segundoo WGC, 2018 foi o ano que registou a maior compra de ouro por parte dos bancoscentrais desde a suspensão da convertibilidade do USD em ouro (na época, apenaspara bancos centrais, não incluindo pessoas singulares/físicas ecoletivas/jurídicas) em 1971.


André Marques

Etiquetas :

Sem categoria

Partilhar :

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.