Fale Connosco

+351 255 214 495 

(Chamada para rede fixa nacional)

A quantidade impressionante de investimento em ouro e prata desde a crise financeira de 2008

A quantidade impressionante de investimento em ouro e prata desde a crise financeira de 2008

Embora a demanda por metais preciosos esteja certamente fora de seus patamares em relação aos anos anteriores, os investidores ficariam bastante surpresos com a espantosa quantidade de investimentos físicos em ouro e prata desde a crise financeira de 2008. Somente comparando a demanda de investimento em ouro e prata à década anterior, podemos realmente entender como o mercado de metais preciosos mudou, e provavelmente para sempre.

A crise financeira de 2008 foi um fator de mudança para o investimento em ouro e prata

Porque nos concentramos nas notícias do dia-a-dia, tendemos a ignorar as tendências de longo prazo. Embora as informações de curto prazo sejam importantes, elas não substituem as tendências fundamentais de longo prazo. Bem, sim… talvez em alguns casos, mas se tomarmos o colapso da Roma antiga como um exemplo, não pode ser atribuído apenas aos eventos que ocorreram nos últimos anos do império, mas sim, os séculos que levou para seu EROI em queda – Energia Retornada no Investimento, para destruí-lo de dentro.

Hoje, estamos na mesma situação do Império Romano Antigo. No entanto, a esmagadora maioria das pessoas não o vê, porque se concentra apenas em resultados e informações de curto prazo. Assim, para realmente entender o futuro, temos que olhar para trás no passado. E, se fizermos isso com investimentos em ouro e prata, veremos uma tendência muito interessante.

De acordo com algumas das melhores fontes do setor, o World Gold Council e o World Silver Surveys, os investidores compraram 16.200 toneladas métricas de ouro e 57,8 milhões de toneladas de prata de 2009 a 2018:

blank

Isso resulta em 520 milhões de onças de ouro e quase 2 bilhões de onças de prata. Agora, esses números representam apenas a demanda física por barras e moedas, incluindo as compras líquidas do banco central. Não incluí produtos de ETFs ou similares. Primeiro, não há como saber se o ouro ou a prata está sobre-subscrito nesses ETFs de metais preciosos ou, segundo, se todo o metal listado está contido nos cofres. Então, os números são provavelmente muito maiores, especialmente para a prata.

No entanto, comparando a quantidade total de investimento físico em ouro e prata com a década anterior, podemos ver uma diferença significativa:

blank

O investimento total em ouro global de 1999 a 2008 foi de 3.965 toneladas contra 15.300 toneladas de prata. Se combinarmos as informações de ambos os gráficos em um, os investidores compraram quatro vezes mais ouro físico e prata depois da crise financeira de 2008:

blank

O investimento em ouro físico global aumentou quatro vezes, enquanto o investimento em prata aumentou em 3,8 vezes (quase quatro vezes). O investimento médio anual em ouro físico de 1999-2008 foi de apenas 396 toneladas e 1.524 toneladas para a prata, comparado a 1.187 toneladas (ouro) e 6.090 toneladas (prata) durante 2009-2018.

No ano passado, o investimento em ouro físico global foi de 1.090 toneladas contra 3.890 toneladas de prata. Sim, é verdade que a demanda física de investimento em prata no ano passado foi muito inferior à média anual de 6.090 tm (2009-2018), mas o preço e a demanda da prata são muito mais voláteis do que o ouro. A demanda física de ouro ainda é bastante forte e é quase três vezes maior do que antes da crise financeira de 2008. O que significa, os investidores mais experientes continuam a adquirir o metal monetário amarelo, apesar de 99% do mundo jogar no Grande Casino Global.

Isso deveria dizer algo sobre a força da preciosa demanda física por metais, com menos de 1% do mercado participando. O que acontecerá com a demanda de ouro e prata quando os bancos centrais não serão mais capazes de sustentar o sistema financeiro e econômico? Essa não é uma questão de “SE”, é uma questão de “QUANDO”.

NAturalmente o “QUANDO” é a preocupação dos investidores em metais mais preciosos. Embora seja impossível fornecer uma data, a lógica sugere que a linha do tempo está se acelerando.

Proteja suas economias em Prata Física antes fica demasiado cara

Etiquetas :

Sem categoria

Partilhar :

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.